Segurança de dados: Como realizar a melhor escolha de uma VPN

19
abr

Por conta de a internet ser cheia de informações pessoais e financeiras de bilhões de pessoas (incluindo você), hoje, a proteção de sua atividade online contra cibercriminosos e outros agentes maléficos é mais importante do que nunca. Uma das formas de você proteger sua privacidade online é fazendo uso de uma rede privada virtual, ou VPN (Virtual Private Network).

Em primeiro lugar, existe a seguinte dúvida: O uso de VPNs é ilegal?

Na maioria dos casos, não. As VPNs, por si só, são perfeitamente legais dentro da maioria das legislações, não existindo nada ilegal em seu uso para atividades na internet que não infrinjam a lei. No entanto, existem alguns regimes que promovem restrições ou até o banimento das VPN. Portanto, sua legalidade depende, basicamente, da Geografia.

Mesmo com quaisquer mudanças trazidas por 2023, se você tiver preocupações com sua privacidade e segurança online, é recomendado o uso de uma VPN, desde que haja um entendimento de suas limitações e um ajuste de suas expectativas de acordo com o que você deseja.

Ao escolher uma VPN para utilizar, o usuário deve prestar atenção nos seguintes fatores em caso do desejo por uma segurança de nível mais alto e sólido:

Políticas “no-log”: É a promessa da VPN de não registrar informações sobre o usuário, nem sua localização.

Localização: Alguns países possuem regulamentações específicas em relação à retenção de dados, a fim de investigar atividades ilegais. Algumas VPNs procuram fugir dessas restrições ao montar sua base de operação em países como as Bahamas e o Panamá.

– Kill switch (botão de desligar): Em caso de algum erro na VPN, esse botão vai impedir sua conexão com a internet, evitando a exposição acidental de suas informações e localização.

– Encriptações duplas: Apesar de não ser exatamente necessário, o modo de encriptação dupla de algumas VPNs é útil para quem estiver extremamente preocupado com possíveis tentativas de hacking de seus sistemas.

– Mais de uma opção de protocolo de segurança: Úteis para quem quiser se aprofundar nas opções de privacidade.

 

Com base nos aspectos que devem ser levados em conta na hora da escolha, o website Digital Trends construiu uma lista das 12 melhores VPNs, com características diferentes, para serem utilizadas em 2023 (detalhe: todas elas pagas). Todas as VPNs listadas estão disponíveis em dezenas de países. A ordem determinada pelo portal foi a seguinte:

NordVPN (definida como a “mais segura”)

ExpressVPN

Surfshark

IPVanish

AtlasVPN

Hotspot Shield

PrivadoVPN

CyberGhost

PureVPN

TunnelBear

Private Internet Access

Kaspersky VPN

 

 

Fonte: Digital Trends

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

18/04/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3Ac5b7q

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 19 de abril de 2023

Voltar