Qual será o tamanho do impacto das IAs nos empregos?

25
abr

De acordo com dados da PwC e do World Economic Forum, o impacto das inteligências artificiais na economia global pode ultrapassar os 15 trilhões de dólares até 2030, e estima-se que 97 milhões de novos empregos surgiram até 2025, por conta da crescente colaboração entre seres humanos, máquinas e algoritmos.

Adicionalmente, um relatório da investidora Goldman Sachs afirma que as ferramentas de IA poderão substituir o equivalente a 300 milhões de empregos de tempo integral, o que foi reforçado por uma pesquisa da OpenAI, proprietária do ChatGPT, o qual prevê as inteligências artificiais modificando as tarefas dentro de, pelo menos, 80% de todos os empregos. O estudo também destaca que a parcela da população que trabalha em empregos que exigem graduações “será a mais impactada”.

Por outro lado, essa mudança na empregabilidade também apresenta vantagens. Novos empregos serão criados dentro das próprias tecnologias de IA, e também graças à sua presença. Entre os exemplos dessa categoria que já existem hoje estão os drones entregadores de remédios, os restauradores de recifes de corais e os robôs que auxiliam profissionais da área médica – e outros surgirão no futuro.

Já existe, entre os trabalhadores, o uso de ferramentas de IA para a automação de partes de seus trabalhos. A popular adoção do ChatGPT permitiu, por exemplo, a construção rápida e fácil de resumos de relatórios e anotações. O programa também pode ser empregado como um instrumento de pesquisa, analisar dados e traduzir textos e documentos.

Existe, ainda, outro lado do uso da IA no trabalho. Dependendo do tamanho de cada organização, existe a possibilidade do uso dessas ferramentas para a análise de conteúdos como informações salariais, tendências econômicas e mudanças em indústrias, além da previsão dos funcionários com as maiores probabilidades de se demitirem.

Com as recentes demissões em massa estressando os profissionais do setor da tecnologia, receber o rótulo de alguém com grandes chances de se demitir, antes mesmo de se tomar uma atitude, seria algo desagradável para muitos. Uma das soluções recomendadas é ficar um passo à frente da possível perda de necessidade do seu cargo, e “explorar funções abertas”.

 

Fonte: VentureBeat

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

25/04/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3Lu3RDt

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 25 de abril de 2023

Voltar