Qual a grande vantagem do novo “superchip” de I.A. da Nvidia?

19
mar

A fabricante de chips Nvidia parece estar no caminho de fortalecer ainda mais sua posição no campo da inteligência artificial. Na conferência anual de desenvolvimento da companhia, realizada nesta segunda-feira (18), foi anunciada a série de chips de I.A. “Blackwell”, a qual tem como objetivo abastecer os extremamente complexos (e caros) datacenters utilizados no treinamento de modelos bem-consolidados, como as últimas versões de ChatGPT, Claude e Gemini.

O Blackwell B200, um dos componentes da série, representa uma melhoria considerável em relação ao chip de anterior da Nvidia, o H100. Segundo a empresa, treinar um modelo de I.A. do tamanho do GPT-4 exigiria em torno de 8.000 chips H100 e 15 MW de energia. Com a novidade, o mesmo treinamento precisaria de apenas 2.000 chips B200 e 4 MW de energia. Teoricamente, isso levaria a uma redução no consumo de eletricidade por parte da indústria da inteligência artificial, permitindo que aquilo que é consumido atualmente pudesse abastecer modelos muito maiores em um futuro próximo.

Além do B200, foi anunciada a segunda etapa da linha Blackwell, o “superchip” GB200, que une dois chips B200 na mesma posição dentro da Grace CPU da Nvidia. É dito que um sistema construído dessa forma oferece uma performance 30 vezes maior aos servidores que sustentam chatbots como o Claude ou o ChatGPT. A empresa também afirmou que tal categoria de sistema é capaz de reduzir o consumo de energia em até 25 vezes. A organização dos chips aqui apresentada aumenta a eficiência do sistema ao reduzir o tempo necessário para a comunicação entre os chips.

Os preços das novas adições da Nvidia não foram revelados no evento, mas há grandes chances de os novos modelos serem alvos extremamente difíceis para o consumidor, visto que a geração anterior de chips da empresa atingia a casa dos 100.000 dólares.

 

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

19/03/2024

Link da matéria original: https://www.theguardian.com/business/2024/mar/19/nvidia-tech-ai-superchip-artificial-intelligence-humanoid-robots

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 19 de março de 2024

Voltar