Operação internacional derruba marketplace de identidades roubadas

06
abr

O Genesis Market, um mercado online vendendo milhões de identidades roubadas por, aproximadamente, apenas £0.50, foi removido do ar na última terça (04) por uma operação internacional. A liderança do plano foi exercida pelo FBI e pela polícia da Holanda, com o apoio de agências de aplicação da lei de 18 países, incluindo a Agência Nacional de Crimes (NCA) do Reino Unido.

O site continha 80 milhões de credenciais pessoais à venda, e quem tentar acessá-lo neste momento cairá em uma página com o código do FBI “Operation Cookie Monster”.

Quem acessava o marketplace tinha à sua disposição informações de contas bancárias online e em serviços como Facebook, Amazon e Netflix, além de dados dos dispositivos das vítimas, o que facilitava os crimes de falsa identidade. Agora, depois da operação, 120 pessoas foram presas ao redor do mundo.

De acordo com Will Lyne, chefe do setor de ciberinteligência da NCA, “O Genesis Market é um dos principais marketplaces de acesso criminoso do mundo, e um enorme facilitador de fraudes e outros crimes cibernéticos”.

O Genesis Market poderia ser encontrado tanto na Dark Web quanto por meio de mecanismos de busca normais, e seus usuários recebiam guias de como comprar informações roubadas e utilizá-las para ações de fraude. O preço da informação variava de acordo com seu tipo, podendo chegar a centenas de dólares.

Rob Jones, diretor-geral do National Economic Crime Center (“Centro Nacional de Crimes Econômicos”) revela que cometer crimes era extremamente fácil para usuários do site, e que “o problema é o fato de você não precisar conhecer algum criminoso para começar a realizar atividades clandestinas […] Você pode pagar uma quantia e obter todas as ferramentas das quais você precisa para cometer um crime”.

Investigadores da NCA já estabeleceram alguns sites cujo objetivo é derrubar servidores ao inundá-los com pedidos de acesso, para coletar informações detalhadas de criminosos. É possível que táticas semelhantes sejam aplicadas a sites de fraude em um futuro próximo.

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

05/04/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3ZIeoyD

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 6 de abril de 2023

Voltar