Funcionários da Tesla de Nova York anunciam campanha para formar sindicato

14
fev

O plano, anunciado nesta terça-feira, prepara o mais novo desafio laborial para o CEO Elon Musk. Em uma carta enviada à gerência da Tesla, os funcionários revelaram o objetivo de se unir ao sindicato trabalhista Workers United, que possui uma filial no norte do estado de Nova York.

Seria o primeiro sindicato dentro da Tesla, que até o momento conseguiu evitar esse tipo de formação dentro de seus estabelecimentos nos EUA, ao contrário de outras grandes montadoras.

No passado, Musk fez oposição declarada à formação de sindicatos, chegando a ser orientado pelo Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA a deletar um tweet de 2018, onde dizia que seus funcionários perderiam ações se formassem um sindicato.

 

Em um  Press-Release desta terça, os funcionários afirmam: “Acreditamos que essa união nos dará uma voz dentro do nosso ambiente de trabalho, e sentimos que essa voz têm sido ignorada até este ponto. Estamos apenas pedindo um lugar dentro do carro que ajudamos a construir.”

A carta cita que os funcionários pediram que a Tesla respeitasse seu direito de organizar um sindicato (o qual consideram “fundamental”), e assinasse os Princípios de Eleições Justas, que impediriam que a companhia fizesse qualquer tipo de ameaça ou retaliação por causa da medida.

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

14/02/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3lEbDQz

 

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 14 de fevereiro de 2023

Voltar