Em meio à queda no mercado, Samsung ultrapassa Apple em envios de smartphones

09
maio

De acordo com informações divulgadas no fim da primeira semana de maio, a Samsung obteve uma pequena vantagem de 1% sobre a Apple em relação a volumes de envios de smartphones durante o primeiro quarto de 2023 (encerrado em 32 de março).

Nesse período, a gigante sul-coreana enviou um total de 60.6 milhões de unidades, superando, mesmo que levemente, os 58 milhões transportados pela Apple, dados esses divulgados pela firma de pesquisa Counterpoint.

De um ano para outro, o mercado dos smartphones sofreu uma queda geral de 14% em seus envios, além de uma redução de 7% em suas receitas. Se, por um lado, a Apple perdeu a liderança para a Samsung em termos de envios, a produtora do IPhone se manteve muito à frente em relação a lucros operacionais e à sua parcela coletada da receita do mercado. Nesses dois quesitos, as vantagens da Apple sobre sua competidora foram de, respectivamente, 72% e 31%.

Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint, atribuiu o desempenho resiliente da Apple à estável lealdade de sua base de clientes: “O ecossistema próspero da empresa faz com que seus consumidores deixem de procurar alternativas não tão caras, e sua performance é reforçada por sua forte presença em um mercado remodelado”.

Mesmo com esses resultados positivos para Samsung e Apple, ainda há grandes chances de termos mais períodos de declínio no futuro próximo. De acordo com Tarun Pathak, analista da Counterpoint, “os constantes problemas do mercado de smartphones provavelmente não diminuirão tão cedo. Além disso, o recente corte na produção de petróleo determinada pelos países da OPEP pode levar a um aumento nos índices de inflação, causando uma redução no poder aquisitivo dos consumidores.”

O impacto financeiro da crise nessa indústria tem sido notável, a exemplo da divisão mobile da própria Samsung, que entre 2021 e 2022 sofreu uma queda de 2% em sua receita.

 

 

Fonte: TechCrunch

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

09/05/2023

Link da matéria original: https://tcrn.ch/3NRwCeP

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 9 de maio de 2023

Voltar