Chatbot do Google é lançado em vários países com promessa de “desenvolvimento ético”

11
maio

Até hoje (11), o Bard, chatbot do Google, estava disponível apenas para Estados Unidos e Reino Unido. Em sua anual conferência de I/O (input/output), a companhia anunciou o lançamento do Bard em 180 países, prometendo introduzir a tecnologia de maneira ética. O Brasil não fazendo parte desse grupo de mercados que agora tem o programa à sua disposição.

Construído pelo grande modelo de linguagem do Google, o PaLM2, a inteligência artificial pode fornecer informações, escrever códigos computacionais, traduzir idiomas e analisar imagens. Segundo o anúncio de futuros avanços no sistema realizado nesta quinta-feira, o Bard passará a fornecer respostas visuais, e não apenas por escrito. Em breve, usuários poderão enviar imagens para o Bard analisar por meio da ferramenta Google Lens.

Como uma medida contra as chamadas “alucinações”, em que a IA inventa uma informação e até mesmo uma fonte para ela, serão incluídas no Bard anotações a respeito das fontes utilizadas para a resposta, que poderão ser acessadas através de links fornecidos pelo chatbot.

O Google também planeja integrar o Bard aos seus produtos, incluindo G-mail, Docs, Drive e Maps. O objetivo é desenvolver uma ferramenta chamada Duet AI, que permitiria aos usuários receber ajuda da inteligência artificial para atividades como a escrita dentro das funcionalidades da big tech.

Como parte da promessa por um desenvolvimento ético dessa tecnologia, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que todas as suas produções envolvendo IA trarão marcas d’água e metadados que deixem claro que os conteúdos em questão foram gerados por uma inteligência artificial. Outros avanços projetados pela empresa incluem respostas por escrito junto com links, uma ferramenta “Sobre esta Imagem”, que contextualize suas aparições online e publicações anteriores de imagens semelhantes; e o fornecimento de legendas por meio da leitura dos lábios e da voz do enunciador.

 

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

11/05/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3I0SXD7

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 11 de maio de 2023

Voltar