Curioso ou sem ideias? Conheça ferramentas para descobrir fontes de tipografia web

31
maio

A palavra tipografia, derivada do grego, refere-se ao estudo da escrita, sua criação, estilos e aplicações, a partir de uma variedade de configurações de letras e palavras. Mesmo com a humanidade tendo promovido avanços com relação às máquinas de escrever e à escrita a lápis ou à caneta, o uso de palavras e pequenos textos continua essencial na produção de conteúdos digitais, muitas vezes fazendo parte da construção de sua identidade visual.

Na edição de sua newsletter enviada na última terça-feira (30), a Smashing Magazine indicou duas ferramentas capazes de resolver questões envolvendo fontes de textos em conteúdos publicados na web.

O WhatTheFont, que na verdade é uma das funcionalidades do site MyFonts, utiliza Deep Learning para verificar qual é a fonte da imagem que você fornecer ao programa, que realiza uma busca dentro de um conjunto de mais de 230.000 estilos de fonte. Você pode ou fazer o upload do arquivo da imagem, ou digitar sua URL no espaço indicado.

Já o site Typewolf é definido como um recurso para designers descobrirem opções de fonte para serem utilizadas em seus conteúdos, e descobrirem como seria o desempenho delas em uma publicação real. A página inicial do site mostra fontes que estão trending, ou tendo destaque, em conteúdos online recentes, a partir de imagens acompanhadas de uma indicação das fontes que foram utilizadas. Além disso, se você clicar nas imagens, você será redirecionado para a postagem divulgada no site, na íntegra. O Typewolf também fornece diferentes tipos de guias de tipografia web e uma série de listas focadas em diferentes categorias de fonte (exemplo: “Top 10 alternativas à fonte Times New Roman”).

Em ambas as ferramentas, os conteúdos mais diretos e práticos podem ser acessados gratuitamente, mas elas também possuem alguns recursos adicionais pagos (com preço em dólar). Neste momento, as páginas do WhatTheFont e do Typewolf não foram traduzidas para o português, mas suas principais funcionalidades são bastante fáceis de serem encontradas e exploradas. Afinal, apesar de estarmos falando de palavras e textos, muitas vezes é o seu aspecto visual que faz a diferença.

 

 

Fontes: IFMG; Smashing Newsletter

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

31/05/2023

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 31 de maio de 2023

Voltar