Criadores do Adobe Stock demonstram insatisfação com Firefly, IA da empresa

20
jun

Na semana passada, as ações da Adobe decolaram após um relatório ter registrado o sucesso de sua inteligência artificial de geração de imagens “comercialmente segura”, o Adobe Firefly. É dito que o programa foi treinado em centenas de milhões de imagens licenciadas do acervo royalty-free da companhia, o Adobe Stock, e também em outros conteúdos de domínio público sem restrições de direitos autorais.

Empolgado, o presidente da multinacional, David Wadhwani, disse que o Firefly “tornará os produtos da Adobe mais acessíveis a um universo ainda maior de pessoas, além de turbinar a produtividade de atuais clientes”. No entanto, um grupo que contribuiu com mais de 300 milhões de conteúdos para o Adobe Stock disse à reportagem do VentureBeat que suas imagens foram utilizadas no treinamento da IA sem avisos prévios, nem consenso.

Os criadores adicionam que a popularidade do Firefly, cujos usuários já geraram mais de 200 milhões de imagens, diminuirá a ocorrência da compra das imagens de estoque da companhia, e que a entrada de diversas imagens geradas por IA no Adobe Stock está “canibalizando” a plataforma. Segundo Dean Samed, contribuidor que também trabalha no Photoshop, “o marketplace está completamente inundado de conteúdos gerados por IA”.

Mesmo se a atitude da Adobe estiver situada dentro de seus direitos, sem nenhuma ilegalidade, a opção mais ética, aos olhos dos artistas do Adobe Stock, seria notificá-los, com antecedência, a respeito do treinamento do Firefly, incluindo a opção de não permitir o uso de suas imagens. Em resposta à apuração do VentureBeat, a Adobe afirmou por e-mail que busca construir IAs generativas que permitam a monetização dos talentos de seus contribuidores, e reforçou que o Firefly ainda está em fase Beta.

De acordo com um porta-voz da multinacional, “estamos empenhados em fornecer recompensas aos criadores, e divulgaremos mais informações a respeito desse processo quando as ferramentas do Firefly forem disponibilizadas ao público geral. Nós entendemos as preocupações dos artistas, mas também estamos observando expectativas bastante positivas dos benefícios que essas ferramentas poderão trazer à produtividade e à criatividade de quem as utiliza.”

 

 

Fonte: VentureBeat

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

20/06/2023

Link da matéria original: https://venturebeat.com/ai/adobe-stock-creators-arent-happy-with-firefly-the-companys-commercially-safe-gen-ai-tool/

 

 

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 20 de junho de 2023

Voltar