Como a Inteligência Artificial pode transformar o setor de design

07
mar

Hoje, artes geradas por IA estão em todo lugar na web, e muitas delas são belíssimas. No futuro próximo, as ferramentas de IA serão tão intuitivas que permitirá que qualquer um consiga expressar suas ideias. O crescimento dessas ferramentas está fazendo praticantes de design ter medo de serem substituídos pela inteligência artificial.

Os designers possuem muitas ótimas ferramentas em seu repertório, mas o processo de aperfeiçoar o talento em design demora anos. Não importa o quão criativo você é, você precisa gastar tempo criando algo à mão. Por ser extremamente difícil transformar uma ideia em solução em alguns minutos, o design pode parecer ter 95% de trabalho manual e apenas 5% de arte.

Visualizar ideias exige muita energia, e é bastante frustrante descobrir que sua ideia não conseguiu se conectar com seu público, pois isso dá a impressão de que houve muito tempo desperdiçado com aquela criação. Daqui a alguns anos, você vai conseguir utilizar atalhos para finalizar seu trabalho em minutos, em vez de horas ou dias. Você poderá evitar o complicado processo da criação de arte de forma física, tornando-se alguém que diz ao seu computador o que você quer construir, e deixa que o computador faça todo o trabalho para você. Mesmo hoje, existem ferramentas de IA disponíveis, como o Dalle.2, o Midjourney e o Stable Diffusion.

Posso tomar crédito por artes criadas por IA?

Sim, mas não é aconselhável. Como designer, você explica suas intenções à IA com palavras simples, e deixa o sistema fazer sua mágica, mas você possui pouca ou nenhuma informação sobre como aquele programa funciona. Por causa da pouca liberdade para o usuário manipular a direção daquele design, o resultado final carece do toque humano, não transmitindo tanta personalidade. Felizmente, no futuro, provavelmente veremos ferramentas que dão mais controle do processo de criação aos designers.

As pessoas perderão seus empregos?

No momento presente, muitas empresas “contratam” inteligências artificiais, que podem realizar trabalhos de design por uma fração do custo da contratação de um artista digital humano. Essa tendência é capaz de não só eliminar empregos, como também reduzir o valor das artes, pois as pessoas acabam vendo o quão fácil é criar artes utilizando IA. É assim que funcionam os negócios: se uma organização puder economizar dinheiro com uma abordagem mais efetiva, ela o fará. Assim como as máquinas criadas pelas Revoluções Industriais tomaram alguns cargos, mas não substituíram a espécie humana, as ferramentas de IA vão apenas complementar o potencial da humanidade, melhorando a eficiência de seu trabalho.

As ferramentas de IA tornarão o setor de design genérico?

Se designers usarem os mesmos programas e as mesmas entradas de dados, eles podem facilmente acabar criando designs homogeneizados, que parecerão genéricos. Entretanto, a IA não vai substituir todos os designers tão cedo, pois a imaginação e a criatividade continuam sendo propriedades poderosas da mente do artista. Enquanto a IA não se tornar sofisticada o suficiente para pensar de forma criativa, não precisamos nos preocupar. Vale destacar, no entanto, que os programas de IA logo conseguirão aprender sobre você a partir dos dados que você seleciona para o sistema, logo o resultado final vai conter muitos traços da sua personalidade.

O novo capítulo do setor de design

A IA não pode substituir os seres humanos porque ela faz uso de trabalhos criados por humanos como uma referência para produzir novos designs, mas ela pode aumentar bastante a criatividade, pois atua como um “segundo cérebro” que trabalha com o criador e lhe oferece novas opções e novas ideias, sendo um excelente elemento para descobertas e experimentações.

Soluções de design fornecidas por IA têm chances de se tornar não apenas ferramentas utilizadas para produções de designers, como também uma extensão natural das equipes. Essas ferramentas irão demonstrar seu verdadeiro poder quando conseguirem aprender e refletir a personalidade do criador no design final. A próxima geração de IA vai aprender sobre você e com você, criando trabalhos cuja funcionalidade e estética atenderão aos seus gostos e necessidades. Como resultado, essas produções terão um caráter humano mais autêntico. O futuro do design é brilhante, pois a tecnologia vai permitir que mais pessoas expressem sua criatividade e tornem o mundo mais interessante e rico.

 

Fonte: Smashing Magazine

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

07/03/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3myUSHd

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 7 de março de 2023

Voltar