As 10 maiores trends de Marketing de Conteúdo para 2023

02
jan

Começa um novo ano! No final de 2022, a equipe de comunicação da Adobe publicou uma lista com 10 tendências que devem ajudar os praticantes do Marketing de Conteúdo a começar 2023 de maneira mais forte e atualizada. Segue nossa tradução dos principais pontos do artigo.

 

  1. Vídeos Curtos

Os vídeos reinam no ambiente midiático atual. Um usuário assiste, em média, a 19 horas de conteúdo em vídeo toda semana, categoria esta que é o principal canal para o marketing B2B (entre empresas).

Hoje, por conta da queda nos períodos de atenção dos consumidores, uma das mais populares formas de mídia para as marcas se encontra nos vídeos curtos, promovidos pelo TikTok, pelos Reels do Instagram, e pelo YouTube Shorts. Eles possibilitam a produção de mais conteúdo em menos tempo, e é mais provável a interação dos usuários com vídeos que vão direto ao ponto.

 

  1. Conteúdo empático e focado no ser humano

Antigamente, os consumidores queriam que as empresas passassem uma imagem profissional e formal, mas a partir da pandemia da COVID-19, os clientes passaram a não querer que existissem barreiras entre eles e as marcas que gostam. Os conteúdos agora precisam tornar clara a conexão do negócio com o cliente, e a chave para isso é a produção de um conteúdo relacionável, contendo emoções e empatia. Segundo um levantamento do canal de monitoramento de marcas Latana, quase 95% dos consumidores são mais leais a marcas transparentes e genuínas.

 

  1. SEO Estratégico

Escreva para pessoas antes de escrever para mecanismos de busca, pois estes já sabem o que os usuários querem. Muitos estão focados na produção de conteúdos de alta qualidade, relevância e utilidade para seus clientes, deixando o Google levar organicamente esses conteúdos ao topo. O uso de palavras-chave estratégicas facilita a aparição na primeira página.

 

  1. Receita fortalecida pelo conteúdo

Em 2023, as empresas utilizarão seus conteúdos para terem lucro, agindo não só como marcas, mas também como companhias de mídia e influencers. Isto significa:

– Criar uma estratégia que faz com que os usuários paguem por conteúdos, e não apenas produtos.

– Possibilitar a realização de compras diretamente de um “pedaço” de conteúdo.

– Monitorar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) com direcionamento ao Marketing de Conteúdo.

 

  1. Conteúdos de valor

Pare de criar conteúdos que ninguém consome. Os clientes precisam ter suas necessidades atendidas, além de experiências de valor. Eles só irão interagir com seu conteúdo se este for útil. A solução para isso é a personalização, que adapta os conteúdos de acordo com os desejos e necessidades de consumidores específicos. Também é aconselhável o monitoramento por meio de um bom CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

 

  1. Dar importância à experiência do usuário

Hoje, as expectativas dos clientes são mais altas do que nunca: não adianta você ter o melhor conteúdo do mundo se o usuário tiver uma experiência pobre. Isso significa que você precisa priorizar os seguintes aspectos:

– Velocidade da página

– Desempenho mobile

– Estilo coeso

– Posição e qualidade das imagens

 

  1. Conteúdos pesquisados de alta qualidade

A desinformação preocupa as pessoas, que querem que as declarações sejam apoiadas por dados. Os infográficos, por exemplo, adicionam estilo e profissionalismo, chamando a atenção dos consumidores com mais facilidade. Você pode se destacar se tiver seus próprios recursos, em vez de produzir conteúdos baseados em pesquisas de outras instituições. Além disso, outros sites poderão utilizar sua pesquisa como fonte,  fortalecendo seu SEO e autoridade.

 

  1. Dados de alavancagem, Inteligência Artificial, Automação e Metaverso

Os conteúdos em si não mudarão de um ano para outro, mas as tecnologias disponíveis para sua criação estão em rápida evolução. A Inteligência Artificial pode criar ou suplementar o conteúdo das marcas, que passarão a produzir mais material em menos tempo. A automação é outra forma inteligente de supervisionar certos aspectos da produção de conteúdo, como o gerenciamento de projetos e legendas de vídeos.

 

  1. Domínio dos podcasts

Este setor continua crescendo anualmente: de acordo com uma pesquisa do Semrush Blog, mais de 60% dos ouvintes pesquisaram um produto após ouvirem informações sobre ele em um podcast. Assim como as outras tendências, deve-se valorizar a forma como o conteúdo é entregue aos consumidores: promova informações úteis e entretenimento para que os ouvintes continuem interessados.

 

  1. Consistência

Você não precisa fazer publicações todos os dias. Desde que haja uma dedicação à qualidade e a publicação em uma frequência previsível, seu conteúdo terá bons resultados. Os consumidores exigem consistência, então é bom postar, pelo menos, algumas vezes dentro de um mês. Apenas evite dar muito trabalho à sua equipe e produzir conteúdo em excesso. Em 2023, é preciso buscar o equilíbrio.

 

 

Fonte: Adobe Experience Cloud Blog

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

02/01/2023

Link da matéria original: https://adobe.ly/3vvcHbt

 

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 2 de janeiro de 2023

Voltar