Facebook e Instagram passarão a restringir acesso de anunciantes a dados de adolescentes

12
jan

Segundo a Meta, o Facebook e o Instagram estão prestes a reforçar as restrições relacionadas aos dados utilizados por firmas para direcionar certos anúncios a jovens usuários.

A partir de fevereiro, anunciantes não poderão mais visualizar o gênero e os tipos de post com os quais o usuário mais interage. Sob as novas restrições, apenas a idade e a localização dos usuários serão utilizadas como referência para a exibição de anúncios.

A Meta também confirmou que novas opções de controle serão introduzidas em março, permitindo que adolescentes possam acessar a área “Configurações” de ambos os apps, e optar por “ver menos” de certos tipos de anúncio.

Muitos ativistas de segurança online dizem que as plataformas de mídia social precisam controlar mais os tipos de anúncio exibidos ao público jovem, alegando que anúncios inapropriados podem ser tão prejudiciais quanto conteúdos ofensivos ou abusivos postados por outros.

A Meta já adicionou, anteriormente, restrições que impedem o direcionamento de anúncios a adolescentes com base em seus interesses e atividades, e declarou que suas últimas atualizações resultaram de pesquisas sobre o assunto, feedback de especialistas e normas globais.

Um post da Meta disse o seguinte:

“Como parte de nosso contínuo trabalho para tornar nossos aplicativos apropriados a adolescentes, estamos fazendo mais mudanças na sua experiência com anúncios. Reconhecemos que os jovens não tão preparados, em relação aos adultos, para tomar decisões a respeito do uso de seus dados online para propagandas. Por esse motivo, estamos limitando as opções que os anunciantes têm para alcançar os adolescentes, e também as informações que utilizamos para anunciar para jovens.”

Esta não é a primeira vez que a Meta é forçada a avaliar seu impacto em jovens usuários:

– Em 2020, o Instagram sofreu uma investigação sobre a possível exposição de informações de contato de seus usuários menores de idade, por meio da possibilidade da publicação de seus números de telefone e endereços de e-mail quando era feita a troca para uma conta profissional.

– Em 2021, um denunciante revelou que a companhia tinha conhecimento e realizou pesquisas provando que o Instagram causava danos à saúde mental de meninas adolescentes.

– Em 2022, a Meta foi multada por violar a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

11/01/2023

Link da matéria original: https://bit.ly/3iw7FbM

Categorias:#Marketing#Noticia

Postado por lucca em 12 de janeiro de 2023

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