O Twitter removeu o icônico pássaro como seu logo, que agora passa a ser a letra X, com uma das diagonais formada por duas linhas. A mudança publicada por Elon Musk no último fim de semana representa um passo relevante na reformulação da plataforma, que passará a ser chamada de “X”.
O novo logo já pode ser visualizado no canto superior esquerdo da tela ao entrar no Twitter, que, inclusive, será o destino do usuário que procurar o endereço “x.com”, já indicando a mudança de identidade da rede social.
Apesar de o símbolo disponível hoje ser, oficialmente, um “logo interino” (sugerindo a realização de outras alterações), Musk declarou que sua companhia “dará adeus à marca Twitter e, gradativamente, a todos os pássaros”. Além disso, em resposta à dúvida do empreendedor Sawyer Merritt, o magnata afirmou que o que hoje chamamos de “tweets” passarão a ser chamados de “x’s”.
A mudança também foi divulgada pela CEO do Twitter, Linda Yaccarino, que publicou a imagem do novo logo com a seguinte legenda: “X chegou! Vamos lá.” Yaccarino acrescentou que, se o Twitter mudou a forma com que as pessoas conversavam entre si, o X chegará ainda mais longe, focando em “áudios, vídeos, mensagens e pagamentos, criando um marketplace global para ideias, produtos, serviços e oportunidades”.
Musk possui uma notória obsessão com a letra “x”. Ele já havia fundado, em 1997, um site chamado X.com, que acabou se tornando o PayPal. Basta observar, também, suas empresas SpaceX e X.ai, além do momento em que, após comprá-la em outubro de 2022, agrupou a companhia Twitter a uma entidade chamada X Corp. Desde a aquisição, Musk tem falado constantemente sobre transformar o aplicativo Twitter em “X, um app para tudo”.
É dito que o novo logo da rede social resultou de uma pesquisa com o público, e utiliza uma fonte unicode chamada Blackboard Bold, a qual, por enquanto, deixa em aberto se o símbolo poderá ser protegido por direitos autorais ou uma marca registrada.
A repaginação do branding da companhia iniciou dias após Musk revelar que ela estava em “fluxo negativo de dinheiro”, por causa de uma “queda de 50% na receita de anúncios e de uma quantidade pesada de dívidas”.
Segundo o pesquisador Mike Proulx, da Forrester, o movimento do Twitter possui altos riscos, por conta de a plataforma estar sofrendo com reduções de gastos com anúncios e com a emergência de seu novo rival, o Threads: “Ao mudar o nome do Twitter, Elon Musk está destruindo mais de 15 anos de um nome que se tornou parte de nosso vocabulário cultural. Com a mudança para X, ele está basicamente começando do zero num momento em que a empresa está passando por problemas.”
Fontes:
The Guardian: https://www.theguardian.com/technology/2023/jul/24/elon-musk-reveals-the-new-twitter-logo-x
TechCrunch: https://techcrunch.com/2023/07/24/twitter-has-officially-changed-its-logo-to-x/
Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta
24/07/2023
Categorias:#Noticia
Postado por lucca em 24 de julho de 2023