Realização do maior medo dos atores? Novo método captura movimentos humanos em imagens 4D

17
out

Em meio a uma longa greve promovida por diversos profissionais do cinema, um novo salto tecnológico acaba de tornar uma das maiores reclamações de atores ainda mais possível. Trata-se do escaneamento 3D de corpos humanos em movimento, o qual apresenta potencial para registrar o desempenho e os traços particulares dos atores em modelos 3D que poderiam ser utilizados repetidamente pelos estúdios.

Se a maioria dos modelos recentes exigiam a participação de várias câmeras, um método ainda mais avançado foi anunciado neste mês. Nomeado “splatting Gaussiano 4D”, o projeto resultou de uma série de equações que vinham sendo utilizadas na captura estática de imagens 3D a partir de uma única câmera 2D, que se movia em torno de seu objeto com base em um padrão.

Agora, essas equações foram modificadas por pesquisadores da Huawei e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, recebendo a capacidade de também registrar movimentos dinâmicos no formato 3D, incluindo ações do corpo humano.O “4D” utilizado na nomenclatura refere-se ao tempo, que entra na jogada por conta de as imagens capturadas poderem mudar com o passar do tempo.

Introduzida em 2001, a técnica anterior, chamada “splatting Gaussiano 3D”, utiliza conjuntos de partículas para representar uma cena 3D, com cada ponto possuindo sua própria rotação, opacidade e outros atributos. No entanto, segundo o artigo dos pesquisadores mencionados, publicado no último dia 12, “o 3D-GS (Gaussian splatting) ainda foca nas cenas estáticas. Estendê-lo a ponto de poder realizar uma representação 4D de cenas dinâmicas é um tópico importante e razoável, mas difícil. O maior desafio é a modelagem de movimentos complexos com poucos comandos.”

É revelado que, posteriormente, os pesquisadores conseguiram superar esse obstáculo ao realizar uma análise preditiva para mapear até onde e como as imagens registradas se movimentariam de um tempo a outro. De acordo com os autores, o novo 4D-GS “realiza a renderização de cenas dinâmicas em tempo real, com velocidade de até 70 fps e resolução 800×800 para datasets sintéticos; e de 36 fps, com resolução 1352×1014 em datasets reais, registrando um desempenho igual ou superior aos últimos métodos de última geração.”

Apesar de os resultados iniciais impressionarem, a captura de imagens formulada pelos pesquisadores demora 20 minutos e produz cenas de apenas alguns segundos por vez, longe do tempo de duração de um longa-metragem. Porém, representa um ótimo começo para estúdios que buscam capturar e reaproveitar movimentos de atores (além de também ser útil para desenvolvedores de videogames e realidade aumentada ou virtual). Adicionalmente, a quantidade e qualidade do que é capturado tende a apenas crescer.

O final do artigo revela: “Este trabalho ainda está em andamento. Nas próximas etapas, nós exploraremos a possibilidade de uma renderização de maior qualidade para cenas reais e complexas.”

 

 

Fonte: VentureBeat

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

17/10/2023

Link da matéria original: https://venturebeat.com/ai/actors-worst-fears-come-true-new-4d-gaussian-splatting-method-captures-human-motion/

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 17 de outubro de 2023

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