Apple pode usar IA para aprimorar Siri em 2024

23
out

Enquanto o mundo é cada vez mais dominado por ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT, a Apple, depois de ficar fora da jogada por um bom tempo, parece estar prestes a introduzir sua própria I.A. De acordo com uma reportagem de Mark Gurman, “os executivos da Apple foram pegos de surpresa pela repentina febre de IA que atingiu a indústria, e têm buscado recuperar seu tempo perdido desde o ano passado”.

Para atingir esse objetivo, a Apple planeja introduzir dados de inteligência artificial generativa em diversos de seus aplicativos já existentes. A Siri, por exemplo, deve receber uma profunda atualização com I.A. geradora de conteúdo, o que seria uma ótima chance para a assistente digital da Apple alcançar o nível apresentado pelos serviços de seus rivais  OpenAI, Google e Amazon.

O texto de Gurman também diz que a inteligência artificial generativa também pode ser aplicada em recursos como Pages, Keynote, Apple Music e Xcode, com a capacidade de automaticamente criar conteúdos como playlists e códigos para aplicativos, além de ser integrada aos sistemas operacionais da Apple, incluindo o iOS 18. Supostamente, todas essas novidades serão comandadas por um grande modelo de linguagem chamado Ajax, que vem sendo desenvolvido e testado pela Apple há alguns anos.

Gurman afirma que a nova versão da Siri “pode já estar pronta no ano que vem, mas ainda existem preocupações em torno de sua tecnologia que podem fazer com que os recursos de IA demorem mais tempo para se espalhar pelos produtos da Apple”.

Um dos motivos para um possível atraso se encontra na forma com que a big tech gerencia a privacidade de seus usuários. Segundo Gurman, existe um debate dentro da companhia que busca decidir se seus novos recursos de IA terão como base a nuvem ou o processamento dentro dos dispositivos. A segunda opção seria a melhor com relação à privacidade do usuário, mas poderia desacelerar o desenvolvimento de funcionalidades mais avançadas. O jornalista acredita que a empresa optará por uma “abordagem mista”.

Apesar de a Apple estar claramente tentando “correr atrás” de seus rivais, ela ainda tem um longo caminho a percorrer até que seu projeto de IA se torne um concorrente sério no mercado. Os próximos anos serão essenciais para a companhia, já que decidirão se ela conseguirá diminuir sua distância para programas como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google.

 

 

Fonte: Digital Trends

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

23/10/2023

Link da matéria original: https://www.digitaltrends.com/computing/apple-generative-ai-siri-apps-services/

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 23 de outubro de 2023

Voltar