O que é E-mail Marketing? Definição e Estratégias

21
dez

E-mail marketing é o canal direto de marketing mais rentável e com melhor custo benefício, gerando uma boa média de retorno de investimento.

Por isso, o e-mail deve ser um dos pilares da sua estratégia de marketing. Não fazer nenhuma campanha de e-mail marketing é semelhante a deixar dinheiro na mesa.

Entretanto, se você estiver confuso sobre onde começar, isso é totalmente normal. E-mail é uma disciplina vasta, e é fácil para iniciantes se perderem em um mar de ferramentas, técnicas e terminologia.

O que é E-mail marketing?

E-mail marketing é um canal direto de marketing que permite que negócios compartilhem novos produtos, vendas e atualizações com os clientes que estão na sua lista de contatos. Com seu alto retorno de investimento, faz com que seja crucial para a maioria dos negócios ser uma estratégia geral de entrada.

Exemplos modernos de e-mail marketing  se afastaram do método de “um tamanho serve para todos”, e em vez disso focam em consentimento, segmentação e personalização. Isso pode parecer demorado, mas a automação do marketing cuida da parte pesada para você. A longo prazo, uma campanha bem definida de e-mail marketing não só irá aumentar suas vendas, mas também te ajudar a construir uma comunidade em volta da sua marca.

Tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser promocional, informativo, ou pode servir uma proposta especifica na jornada do cliente.

  1. E-mails promocionais

Campanhas de e-mail marketing são usadas para promover ofertas especiais, lançamentos de novos produtos, conteúdo fechado, como e-books e webinars, e para sua marca em geral. Uma campanha pode consistir entre 3 a 10 e-mails que serão enviados por vários dias ou semanas.

E-mails promocionais tem uma clara call-to-action (chamada para ação), ou CTA de forma abreviada. A CTA representa uma ação específica que você quer que o seu cliente faça, como visitar uma página no seu site ou usar um cupom na hora da compra.

As vendas do seu negócio e sua estratégia de marketing determinam com que frequência você deve mandar este tipo de e-mail.

  1. E-mails informativos

Os e-mails informativos ou newsletters compartilham notícias sobre seu negócio, como novos marcos atingidos, novos produtos e conteúdos destacados como estudos de caso. As newsletters são enviadas em intervalos regulares (semanal, quinzenal, mensal…), e te ajudam a manter pontos principais com seus clientes.

Anúncios e avisos também são uma forma perfeita de informar seus clientes a respeito de novidades da sua empresa, lançamentos de novos produtos, mudanças nos serviços etc.

O e-mail é seu canal principal para envio de mensagens importantes. Se há um problema no seu site, atrasos na entrega ou um problema no seu software ou sistema, atualizar seus contatos por e-mail é a melhor forma de manter a comunicação. É seguro, imediato, e pode corresponder ao tom formal dos principais anúncios.

  1. E-mails de reengajamento

Um outro tipo de e-mail é o de reengajamento. Como o nome sugere, eles te ajudam a reconectar com clientes e inscritos que não estiveram ativos recentemente.

 

Fonte:  SendinBlue

Traduzido e adaptado por Charles Gil (Coordenador de Desenvolvimento)

21/12/2022

Link da matéria original: bit.ly/3hGMhA2

Categorias:#Empreendedorismo#Marketing#Noticia

Postado por Criar Digital em 21 de dezembro de 2022

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