Meta fecha milhares de contas conectadas a campanha chinesa de spam político

30
ago

Em um relatório divulgado na última terça-feira (29), a Meta afirmou que removeu do Facebook e do Instagram quase 9.000 perfis, grupos e páginas que teriam violado a política comportamental da empresa. Foi descoberto que essas contas eram associadas a uma “rede chinesa de spam político” que atingiu usuários em diversos lugares do mundo, como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo a Meta, a campanha apelidada de “Spamouflage” (spam + camuflagem) postava comentários positivos sobre a China e a província de Xinjiang, além de ataques aos EUA, a políticas ocidentais e a críticos do governo chinês, incluindo jornalistas e pesquisadores. A big tech iniciou a investigação desse processo em 2019, apoiada por diversos grupos de pesquisa.

Um dos principais objetivos da estratégia de propaganda e desinformação foi tentar “provar” que os EUA tinham sido a origem da COVID-19, incluindo a divulgação de um “artigo científico” de 66 páginas escrito pelo grupo.

Os dados coletados pelo relatório mostraram que cerca de 560.000 usuários seguiam pelo menos uma das páginas responsáveis pela campanha, que gastou 3.500 dólares em anúncios no Facebook e atingiu, no total, mais de 50 plataformas digitais.

Apesar de a Spamouflage ter se espalhado pela China, a Meta conseguiu descobrir que várias contas eram administradas em um mesmo local, realizando uma espécie de rodízio de atividades durante as manhãs e as tardes.

A big tech afirmou que, mesmo com um alto número de contas utilizadas e canais atingidos, a campanha “sempre teve dificuldades para ir além da sua bolha de informações falsas. Muitos comentários em postagens da Spamouflage vinham de contas do mesmo grupo que estavam tentando dar mais credibilidade e popularidade a esses conteúdos.”

 

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

30/08/2023

Link da matéria original: https://www.theguardian.com/australia-news/2023/aug/30/meta-facebook-instagram-shuts-down-spamouflage-network-china-foreign-influence

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 30 de agosto de 2023

Voltar