6 dicas para diminuir o uso exagerado do celular

28
mar

– Identificar seus gatilhos

Descobrir os motivos de uma enorme frequência do uso do celular, seja por tédio ou por algum desejo, pode te ajudar minimizar o vício (dependendo do seu nível), olhando diretamente para sua origem.

 

– Desativar a maioria das notificações

Recomenda-se a filtragem das notificações, mantendo ativadas apenas as que mais importam, como mensagens de conhecidos e aplicativos de característica profissional ou comercial. Por outro lado, notificações de curtidas, respostas ou propagandas são descartáveis, e ainda podem te levar a manusear seu celular sem necessidade.

 

– Definir períodos livres de celular

Os principais momentos para se esquecer temporariamente do celular é na hora de tarefas como leitura, alimentação e atividades escolares. Apesar da necessidade de manter o celular totalmente ativado durante a maior parte dos dias, pensando em possíveis emergências, colocá-lo no modo avião em um momento tranquilo diminui ainda mais as chances de distração.

 

– Fazer a “higiene do sono”

A expressão vem da forma como o uso do celular antes da hora de dormir “polui” a mente com estímulos e pensamentos que dificultam o adormecimento. Formas de cair no sono de forma mais tranquila incluem não usar o celular antes de deitar-se, e, pelo menos, não consumir conteúdos muito agitados ou estimulantes nesse horário.

 

– Pensar no objetivo do uso

Em alguns casos, se você se perguntar “Para que estou acessando este app ou site agora?”, a resposta obtida pode ser “Não sei” ou “Para nada demais”. Uma forma de otimizar a utilização do celular e evitar usos desnecessários é buscar acessar os conteúdos do telefone apenas quando forem úteis para você naquele momento, contribuindo com alguma informação ou sentimento.

 

Acompanhar o progresso da redução de uso

Tanto os IPhone quanto os celulares Android incluem a área “Tempo de Uso” dentro de suas configurações. Nela, você pode acompanhar o tempo que gasta no dispositivo e descobrir quais são os apps que você mais usa, facilitando um planejamento para a redução do uso excessivo do telefone.

 

Fonte: Olhar Digital

Adaptado por Lucca Caixeta

28/03/2023

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 28 de março de 2023

Voltar