CUIDADOS COM O E-MAIL NO MEIO PROFISSIONAL

Muitas marcas e empresas possuem ótimos profissionais e produtos, porém, perdem inumeráveis chances de venda e expansão por não darem aos seus e-mails a atenção necessária.
O e-mail é uma das formas mais utilizadas para a comunicação direta entre empresa e cliente e o seu uso não diminuiu, mesmo com tantas novas formas de nos conectarmos. Porém, ao ser utilizado sem cuidado, pode criar um muro ao invés de uma ponte. O cliente te analisa e presta atenção em cada mínimo detalhe. Qualquer anúncio enviado sobre a sua marca se torna um documento de identificação. Então por mais óbvia que seja a mensagem que deseja passar, deve ser detalhada e deve-se dar a devida atenção a escrita para ter a plena certeza de que comunicou com clareza.
É natural que com o uso de chats e outros meios de nos falarmos por mensagens, que passemos a abreviar palavras, mas no meio profissional isso é contraindicado, pois não é todo mundo que está acostumado com essas abreviações e além disso as pessoas são exigentes e na hora de obter algo, sempre vão preferir o profissional ao invés do informal.
Existem outras atitudes que fazem com que o seu cliente perca o interesse em ler algo que lhe foi enviado. Uma delas é o excesso de informação. É preciso comunicar de forma efetiva, lembre-se que as pessoas dão preferência as mensagens curtas e objetivas. Deixar de preencher o assunto do e-mail é outra falha recorrente de muitos, o que faz com que a mensagem se torne só mais uma dentre as tantas que recebemos todos os dias, pois assim que chega não nos acrescenta a menor curiosidade. É muito importante se lembrar de incluir o assunto antes de enviar qualquer em-mail profissional e de preferência, um assunto voltado a atrair atenção.
Outro engano que muitos cometem é deixar pra responder aquele e-mail de um cliente depois, até que esse caia em esquecimento e fique para trás. O bom tratamento deve ser prezado em qualquer meio profissional, seja presencialmente ou online.
Para atrair pessoas para o seu negócio, é necessário estar sempre se comunicando com elas e aproveitando todas as formas de se conectar a elas.
A popularização de novas formas comunicação, não fez o e-mail entrar em desuso, pelo contrário, fez com que fosse mais aderido. No momento de ligar um novo aparelho celular ou até mesmo de criar um perfil em uma rede social, as pessoas precisam ter um e-mail. Então utilize essa ferramenta com cuidado para que a mensagem enviada seja efetiva.
Fique atento quanto a isso, pois para o seu cliente, se você não tem cuidado ao comunicar, também não terá cuidado ao atender.
Escrito por Amauri Dantas