O National Healthcare Service (NHS), sistema de saúde pública do Reino Unido, tem sofrido, nos últimos dias, com um ataque de ransomware que expôs informações de pacientes e prejudicou os serviços de emergência de vários hospitais.
O grupo de ransomware Inc Ransom, que já havia danificado a filial escocesa do NHS no início deste ano, assumiu a responsabilidade por um novo ataque ao Alder Hey Children’s Hospital, um dos maiores hospitais infantis da Europa. Em uma publicação na dark web, o grupo admite ter roubado históricos de pacientes, relatórios de doadores e dados de aquisição do hospital datados de entre 2018 e 2024.
Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (04), o Alder Hey revelou que os hackers haviam atingido um serviço por meio do qual vários hospitais acessam seus sistemas, o que lhes deu acesso a dados não só do Alder Hey, mas também do Liverpool Heart and Chest Hospital e do Royal Liverpool University Hospital.
O hospital infantil garante que está “levando o problema bastante a sério enquanto é investigado se os atacantes obtiveram informações confidenciais”.
Na semana passada, o Wirral University Teaching Hospital também sofreu um ataque de ransomware, o qual lhe forçou a declarar um “incidente grave” e a desligar seus sistemas. Por enquanto, o problema, que ainda persiste, não foi atribuído a nenhum grupo específico.
O governo do Reino Unido não comentou os ataques recentes, mas publicou, em 2023, um conjunto de estratégias que buscam tornar o NHS mais resistente a ciberataques até 2030. Também está previsto um novo projeto de lei de cibersegurança para 2025.
Fontes: TechCrunch; Kaspersky
Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta
04/12/2024
Categorias:#Noticia
Postado por lucca em 4 de dezembro de 2024