Policial pede que TikTok investigue campanhas criminosas realizadas na plataforma

15
ago

Após um assalto em grupo a uma loja de Londres supostamente organizado no TikTok, uma chefe de polícia exigiu que a rede social investigasse o ocorrido. Donna Jones, presidente da APCC (Associação de Comissários Policiais e Criminais), afirma: “Se eu fosse a profissional do TikTok que comandasse a regulação, estaria fazendo uma investigação do que aconteceu. […] Eles têm o dever de impedir que atividades criminosas sejam orquestradas por meio de seus canais.”

Na última quarta-feira (09), a polícia de Londres realizou nove prisões e 34 pedidos de dispersão após centenas de adolescentes se reunirem na frente da JD Sports, loja na Oxford Street, numa aparente resposta a uma série de posts no Snapchat e no TikTok que convocavam usuários a assaltarem a loja às 15h.

Jones também fez um alerta aos pais e responsáveis dos jovens que participaram do incidente: “Espero que várias conversas tenham sido realizadas para explicar a esses jovens que o que eles fizeram foi um crime, e porque não deve ser repetido.”

A delegada também trouxe exemplos de eventos semelhantes que também foram organizados no TikTok. Em Southampton, no último fim de semana, adolescentes de 15 a 17 anos desafiaram-se a tomar uma overdose de paracetamol e ser hospitalizado. Quem ficasse internado por mais tempo, vencia o desafio. “Obviamente, isso é incrivelmente preocupante, e está colocando vidas de jovens em perigo”, diz Jones.

Em um comunicado, o TikTok negou responsabilidade pela campanha direcionada à Oxford Street: “Nós não vimos nada que comprovasse tais afirmações, e temos zero tolerância à facilitação de conteúdo e ao encorajamento de atividades criminosas. Contamos com mais de 40.000 profissionais dedicados a manter o TikTok seguro. Se encontramos um conteúdo dessas características, nós o removemos e procuramos reforçar a legislação em torno desse tipo de problema.”

 

 

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Lucca Caixeta

16/08/2023

Link da matéria original: https://www.theguardian.com/uk-news/2023/aug/15/police-leader-calls-tiktok-investigate-oxford-street-robbery-campaign

Categorias:#Noticia

Postado por lucca em 15 de agosto de 2023

Voltar