O que as empresas podem fazer em período de quarentena?

01
abr

O mundo inteiro está em alerta com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e com isso vieram as orientações de quarentena para que diminua o número de pessoas infectadas, fazendo com que escritórios, fábricas, academias, comércios e outros inumeráveis tipos de negócios fechassem as suas portas.

É evidente que a coisa mais importante nesse momento, é impedir que esse vírus se alastre mais, adotando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, no meio a tantas más notícias, é inevitável pensar: O que as marcas e empresas farão agora?

Muitos profissionais conseguiram driblar a barreira de quarentena e estão conseguindo oferecer os seus serviços através de transmissões ao vivo pela internet, dentre eles estão: personal trainers, professores, palestrantes, psicólogos, dentre outros. Na maioria desses casos, houve uma grande aceitação do público, pois mesmo em quarentena, as pessoas ainda necessitam desses serviços. O problema se dá quando você oferece algum tipo de produto ou serviço que não possa ser entregue aos seus clientes pela internet e esse problema tem atingido pequenos e grandes negócios do mundo todo.

Uma marca que nos deu uma boa lição de como agir nesse momento, foi o site de entregas MercadoLivre que utilizava uma logo que indicava duas pessoas dando as mãos, dando a entender o fechamento de um negócio.

Em meio as orientações de distanciamento social e de extrema atenção com a higiene das mãos por serem um dos maiores meios de proliferação do vírus, a empresa se reinventou e lançou uma nova campanha “Juntos. De mãos dadas, ou não.” acompanhada de uma nova logomarca temporária que já está sendo utilizada em suas redes sociais, onde ao invés das mãos dadas, são os cotovelos que são tocados numa tentativa de conscientizar as pessoas sobre os riscos do contato físico e também para que se lembrem de comprar apenas o necessário.

A reinvenção da marca chamou muita atenção e a probabilidade de que outros negócios adotem campanhas parecidas é enorme, afinal de contas, o risco é real e conscientizar as pessoas nesse momento, é mais do que necessário. Com essa ação, a marca MercadoLivre nos ensinou que mesmo num momento como esse (e talvez, mais ainda num momento como como esse) é importantíssimo que trabalhemos com o marketing, principalmente o de conteúdo. Afinal de contas, as pessoas não só estão em casa, como estão conectadas e procurando materiais que atraiam a sua atenção.

Mesmo os negócios que trabalham com produtos e serviços que não podem ser entregues aos seus clientes devido as orientações de quarentena, devem sim investir em marketing para que possam se manter presentes na vida das pessoas. Devemos nos lembrar que ainda não existem garantias do tempo exato que levaremos até que possamos voltar a nossa rotina normal, com isso, muitas notícias e mudanças preencherão a mente das pessoas, logo, não podemos dar brechas para que elas se esqueçam de nós nesse momento, pois assim: Talvez não se lembrem depois.

Em meio a essa crise criada pela pandemia, devemos lutar para mantermos nossos sonhos/negócios em pé, mantendo a esperança de dias melhores. Aqueles que podem se reinventar e oferecer novas opções ao seu público, deverão fazer isso. Aqueles que não, devem investir em marketing de conteúdo para que possam continuar presentes e ativos no dia a dia das pessoas, afinal de contas: Essa fase irá acabar em algum momento e as pessoas irão dar preferência às marcas que estiveram ao lado delas nessa fase.

Não deixe que o seu negócio caia no esquecimento das pessoas, invista em marketing de conteúdo, se renove, busque conscientizar as pessoas com conteúdos interessantes, dicas, busque um diferencial e ofereça materiais que ensinam e acalentam as pessoas a lidarem com essa fase de uma boa forma.

Estamos todos torcendo por dias melhores, os quais alcançaremos se nos cuidarmos e mantivermos a esperança.

Escrito por: Amauri Dantas

Categorias:#Empreendedorismo#Noticia

Postado por Criar Digital em 1 de abril de 2020

Voltar