Facebook anuncia plano para suspender propagandas políticas até 3 de novembro

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Medida pretende “reduzir oportunidades para confusão e abuso”, e não forneceu uma data para o retorno de tais anúncios.

O Facebook anunciou que irá parar de publicar anúncios políticos nos Estados Unidos depois do encerramento da eleição em 3 de novembro, por tempo indeterminado.
Anunciada na última quarta-feira (7), a medida tem como finalidade “proteger a integridade” da eleição deste ano por meio do “combate à interferência estrangeira, desinformação e supressão de eleitores”, disse a empresa em uma postagem de blog.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já havia defendido a controversa decisão de não investigar a propaganda política dentro da plataforma, mas nas últimas semanas começaram a ser removidos anúncios políticos contendo afirmações perigosas e enganosas. A empresa irá proibir a propaganda política até o dia 3 de novembro, “para reduzir oportunidades para confusão e abuso”. Não foi dito quando (e se) tais anúncios retornarão à plataforma.

Vanita Gupta, CEO de uma coalizão de grupos pró-democracia, comentou: “Estamos vendo ataques inesperados a métodos de votação confiáveis e seguros, com o intuito de deslegitimar a eleição. É um momento importante para o Facebook combater a desinformação e o anúncio prematuro do resultado da eleição, antes de cada voto ser contado”.

Por outro lado, o grupo Fight for the Future disse no Twitter que a mudança “com certeza não vai resolver o problema. O Facebook está banindo anúncios políticos, mas ao mesmo tempo deixando seu algoritmo recrutar pessoas para grupos onde serão facilmente manipuladas”.

Com a nova medida, o Facebook está tentando evitar outro desastre como em 2016, quando foi descoberto que o site estava sendo usado por russos para manipular as eleições americanas.

A empresa também pretende combater candidatos ou partidos que fizerem declarações prematuras de vitória, antes do anúncio de grandes veículos da mídia, por meio de legendas e notificações sobre o estado da corrida eleitoral.

Fonte: The Guardian

                                                                         8/10/2020

                              Traduzido e adaptado por Lucca Apollonio Caixeta

Matéria original: https://www.theguardian.com/technology/2020/oct/07/facebook-stop-political-ads-policy-3-november

Categorias:#Noticia#Social Media#Tecnologia

Postado por Criar Digital em 13 de outubro de 2020

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