Toda marca precisa atingir um determinado número de vendas de produtos ou serviços para que possa se manter no mercado. Para isso a excelência dos serviços e o marketing se fazem essenciais para que possamos atingir os consumidores que almejamos. Porém, não existe uma forma de atingir esses consumidores sem estudá-los e compreendê-los. É primordial que saibamos qual público queremos atingir e o que esse público espera de nós quando ofertamos algum produto. Quando sabemos o que nosso público alvo deseja, podemos atender suas necessidades da forma que que eles esperam e mais do que isso: Podemos surpreender e encantar.
Você conhece e entende o público que pretende atingir? Sua resposta sendo positiva ou negativa, a dica de cinema da vez é pra você.
O longa que trazemos hoje é a comédia “Do Que As Mulheres Gostam” (“What Women Want” no título original), lançada em 2001 e dirigida por Nancy Meyers. Uma obra que além de engraçada, nos faz pensar muito em como é importante nos colocarmos no lugar de nossos clientes para que possamos atingi-los de maneira efetiva.
O filme nos apresenta Nick Marshall (Mel Gibson), um publicitário egocêntrico de sucesso que está acostumado a tratar do público masculino e que se esforça dia após dia visando o cargo de diretor de criação na empresa em que trabalha. Os planos de Nick seguiam da forma que ele planejava, até o momento em que ele é surpreendido ao ter que desenvolver campanhas de produtos novos que serão direcionados ao público feminino. O problema é que além do personagem nunca ter desenvolvido propagandas que fossem direcionadas às mulheres, Nick tem pensamentos retrógrados e machistas e não demonstra nenhum interesse ou empatia pelo universo feminino.
Quando a falta de conhecimento de Nick sobre a o universo das mulheres é notado pela agência publicitária, o personagem perde a promoção e então Darcy Maguire (Helen Hunt) é contratada para o cargo de diretora de criação, mas ainda assim: Nick não desiste.
O protagonista pela primeira vez em sua vida tenta se colocar no lugar das mulheres utilizando os produtos femininos com os quais a agência irá trabalhar para que possa formar opinião sobre os mesmos e analisar suas funções e peculiaridades. É quando temos um ocorrido inesperado que faz com que Nick passe a ouvir os pensamentos de todas as mulheres que cruzam o seu caminho. Com isso sua vida pessoal e profissional mudam para sempre, afinal de contas: Você imagina o que poderia fazer se pudesse ouvir os pensamentos do público que pretende atingir?
Sabendo o que se passa na cabeça de nossos clientes, podemos oferecer nossos serviços de uma forma que chame sua atenção e atenda às expectativas, ou até mesmo as supere. Sempre podemos surpreender os nossos clientes oferecendo uma qualidade mais elevada do que eles esperam.
A evolução de Nick Marshall com essa mudança em sua vida é gradativa, perceptível e nos surpreende do início ao fim. Além de despertar a importância de nos colocarmos no lugar de nossos clientes, “O Que As Mulheres Gostam” também nos presenteia com um elenco de peso que nos trás muitos diálogos divertido com o tempero de uma trilha sonora agradável e condizente.
Uma curiosidade interessante é que o filme ganhou um remake em janeiro com o título “Do Que Os Homens Gostam” (“What Men Want” no original), onde a história é contada da perspectiva feminina, invertendo os papéis com uma protagonista que pode ouvir todos os pensamentos dos homens.
Indicamos que você assista a esses dois filmes, pois além de boas risadas, você com certeza receberá lições valiosas sobre seus clientes e seus negócios.
Quer fazer o planejamento de marketing da sua marca? Entre em contato conosco. Nosso foco é o seu resultado!
Escrito por: Amauri Dantas
Categorias:#Dicas de Cinema#Noticia
Postado por Criar Digital em 12 de novembro de 2019