A importância da tipografia adequada

03
jul

Você se preocupa com a mensagem que transmite para o seu cliente?

Toma o devido cuidado com cada mínimo detalhe pra que ele realmente compreenda aquilo que quer transmitir?

Quando vamos nos comunicar com nosso público através de um material gráfico, é necessário cuidado ao executar qualquer decisão. Desde a escolha da mensagem, diagramação, cores, imagens e principalmente a tipografia adequada para o texto.
A tipografia é com certeza um dos elementos mais importantes do design de qualquer material gráfico.

Mas o que é tipografia?
A tipografia é arte de escrita com diferentes desenhos e estilos de letras, podendo ser fontes prontas ou feitas e alteradas à mão. Hoje temos acesso a inumeráveis tipos de fontes para download quando entramos na internet à procura. E é muito natural que nesse processo nossa opinião ou gosto pessoal interfiram na escolha da fonte de um texto.

Através disso, podemos cometer falhas de comunicação que geram a reprovação instantânea de um possível cliente, logo, devemos ter muito cuidado.

Se você acorda e se depara com um bilhete com a seguinte mensagem:

É muito provável que fique feliz e até mesmo ansioso e isso porque a escolha da tipografia te passa afeto e segurança.

Agora se você acorda e encontra o mesmo bilhete com uma tipografia dessas:

A probabilidade de que sinta medo é muito maior do que a de sentir afeto e muito menos segurança.

No meio profissional, o cuidado deve ser dobrado pra que haja aprovação de seus clientes de forma analítica e emocional. A tipografia deve ser planejada para representar seu negócio, atingir o seu público alvo, compor uma parte primordial da identidade visual da sua empresa e principalmente para comunicar.

Se o dono de um restaurante italiano coloca em seu cartão de visita e na fachada de seu estabelecimento o nome da empresa com a seguinte fonte:

Ao bater o olho será muito mais provável que de primeira imagine que se trata de um bar de rock ou alguma banda. Graças a essa falha, o local perde alguém que poderia vir a se tornar seu cliente. Agora se o estabelecimento utiliza uma tipografia correta, a forma que as pessoas absorverão a mensagem será diferente.

Portanto, é preciso analisar bem a mensagem que quer passar e o público que pretende atingir pra que a escolha da tipografia seja compreensível e efetiva. O cuidado e a atenção somadas se transformam num fator essencial, mas em todos os casos é sempre mais adequado contactar um profissional estudado e capacitado.

Escrito por: Amauri Dantas.

Categorias:#Marketing#Noticia

Postado por Criar Digital em 3 de julho de 2019

Voltar