O que podemos aprender com a publicidade do Doritos

Todos nós já ouvimos o ditado: “A propaganda é a alma do negócio” e esse ditado é realmente verídico. Com uma boa propaganda, mesmo um produto de baixa qualidade pode atingir um alto número de vendas.

Sabendo disso, acabamos nos treinando a dizer não para grande parte das ofertas de produtos e serviços que recebemos. Criamos uma barreira automática em defesa de nosso suado dinheiro. Porém, essa barreira se quebra quando temos a junção de um produto de qualidade com uma propaganda inteligente.

A propaganda cria uma ponte entre o produto e o consumidor, fazendo com que sua marca seja vista e também que as pessoas se interessem pela mesma.

Se o produto não atinge as expectativas do consumidor, o mesmo não voltará a comprá-lo, mas quando atinge, acontece o contrário e a marca se faz presente na vida das pessoas, mesmo que de forma inconsciente.

Pensando nisso, a marca de salgadinhos tortilla “Doritos” lançou nos Estados Unidos uma campanha publicitária totalmente inovadora, com embalagens monocromáticas, tendo apenas a cor que indica o sabor, onde não citam o nome do salgadinho e não mostram nada que corresponda a marca além do seu conteúdo e identidade visual. No comercial não tocam jingles e não utilizam de nenhum outro padrão publicitário para fazer a propaganda.

As pessoas vão ao mercado depois dessa campanha e por já consumirem o salgadinho á muito tempo, sabem do que se trata e sabem identificá-lo apenas pela cor da embalagem.

Isso ocorre porque o salgadinho atinge as expectativas e se faz presente na vida das pessoas? Sim, esse é um dos fatores que somam com a campanha. Porém, o que mais ajuda a identificá-lo é o fato de sua identidade visual ser mantida, mesmo que apenas com a utilização das cores.

O público não precisa que a embalagem tenha um escrito com o sabor “queijo nacho”, pois apenas a cor vermelha já indica isso. Depois que o consumidor realmente conhece a marca, o rótulo acaba se tornando uma explicação do óbvio.

A marca Doritos carrega esse conjunto de um bom produto com uma identidade visual bem planejada e é o maior aprendizado que podemos tirar dessa campanha: A importância da identidade visual.

Muitas marcas deixam de cair no gosto popular por não trabalharem sua identidade visual de forma planejada e criativa, utilizando de padrões criados por outras marcas maiores. Por isso, ao invés de também se popularizarem, acabam se tornando uma cópia pouco notável, como um produto genérico.

Por isso sua marca precisa do conjunto de um serviço que atenda às expectativas (ou até mesmo que surpreenda) e de uma identidade visual forte, pois assim, conquistará as pessoas.

Depois que você conquista as pessoas com o conjunto de um produto que atinge as expectativas e tem um bom marketing, elas voltam naturalmente e se tornam consumidoras fiéis e sua marca se torna tão presente em suas vidas a chegar ao ponto onde até mesmo uma embalagem sem letras ou logos, a identifica, graças a identidade visual planejada e bem trabalhada que elas já conhecem.

Assista o vídeo da campanha:

Se você tem um produto ou serviço de qualidade, entre em contato conosco que nós cuidamos do seu marketing!

Escrito por: Amauri Dantas