O que é site responsivo? É importante ter um?

Na maior parte das vezes que você acessa um site: Usa o computador ou um Smartphone? A maioria das pessoas tem utilizado mais a segunda opção e isso já é motivo o suficiente pra pensarmos em formas de tornarmos nossas páginas mais atraentes para essa tecnologia.

Muitos blogs e lojas virtuais acabam perdendo vendas e acessos por uma explicação simples. Se um site foi criado pensando apenas nos computadores, se torna quase inviável para alguém que pretende visitá-lo utilizando um smartphone ou um tablet, pois o mesmo não se adapta a tela. O acesso aos links muitas vezes fica difícil, além de muitas vezes fazer o aparelho se esforçar mais para carregar o conteúdo da página o tornando mais pesado e o acesso mais lento. Porém, a solução para esta questão é simples: O layout responsivo.

Mas o que é layout responsivo?

Simples, um layout que adapta sua página à tela em que ele está sendo vista, como no exemplo abaixo.

Está interessado em um site responsivo ? Entre em contato conosco!

Porém não basta apenas criar uma versão mobile do seu site, pois além dos Smartphones, outros aparelhos com infinitas opções de configuração de tela são utilizados, como os já citados tablets, iMacs, notebooks, etc. Por isso o layout responsivo se torna importante, pois além de adequar a tela a qualquer dispositivo de maneira automática, ele redimensiona imagens e vídeos de forma que caibam na tela do usuário, torna mais simples e práticos os elementos visíveis facilitando o acesso, adapta links e botões para aparelhos touch substituindo o mouse, retira da tela opções desnecessárias para os dispositivos de mão, além de também utilizar com maestria recursos de aparelhos móveis, como geolocalização e as mudanças de posição de tela em vertical e horizontal.Mas como aplicar o layout responsivo?

O layout responsivo é uma solução técnica que utiliza recursos de design, HTML, Javascript e CSS que por mais que pareça complicado, acaba se tornando totalmente efetivo e é uma técnica fundamental pelas equipes de marketing digital.

Portanto na hora de criar o seu site, não deixe de incluir o layout responsivo, pois sem ele você alcançará menos clientes e terá menos acessos. Agora se você já tem um site e o mantém apenas com o layout voltado aos computadores, está na hora de você se abrir para o novo e mudar suas táticas, caso contrário, ao invés de atrair as pessoas você irá afastá-las.

Escrito por: Amauri Dantas.