O que é podcast?

Muito tem se falado sobre podcasts, uma das maiores tendências do momento, o qual ainda citamos em nossa sessão de conteúdo em dezembro. Mas você realmente sabe do que se trata e como essa plataforma de mídia se tornou tão popular?

O “podcast” começou a ser chamado assim em 2004 e os créditos pela sua criação e popularização são dados a Adam Curry, um ex-apresentador do do canal “MTV” que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na internet, após isso, muitas pessoas ficaram interessadas nesse tipo de conteúdo.

O termo vem de uma junção das palavras “iPod” (clássico dispositivo de áudio da marca Apple) e “broadcast” (nome que se dá às informações que chegam por rádio ou por TV). Os podcasts são basicamente programas de rádio, mas com produção independente na maioria dos casos e essa independência tende a fornecer aos criadores de conteúdo uma total liberdade sobre temas, público alvo, identidade, até mesmo na maneira de se falar.

Os consumidores dos podcasts também são presenteados com a mesma liberdade, pois todo o conteúdo é feito sob-demanda, dando possibilidade a sua audiência de escutar o episódio de qualquer podcast onde quiser e na hora que quiser. Basta o ouvinte acessar o aplicativo responsável e clicar no play do episódio que deseja ouvir ou até mesmo a opção download para ter o episódio em arquivo, caso fique sem internet por exemplo.

Essa é uma mídia relativamente nova, mas que merece atenção, ainda mais pelo número de ouvintes e criadores de conteúdo que aumentam a cada dia, incluindo marcas e empresas famosas no mundo todo.

O podcast se torna interessante por oferecer a possibilidade de sua audiência absorver o conteúdo enquanto exerce outras funções, como por exemplo: Cozinhar, dirigir, caminhar, tomar banho, lavar louça, etc. Enquanto executamos essas funções ouvindo o conteúdo, exercitamos nosso cérebro. Isso se dá pela falta de imagens, que obriga o nosso cérebro a criar figuras para complementar a informação do áudio, exercitando a nossa imaginação.

Como eu faço pra começar a ouvir podcasts?
Existem duas formas de acessar o conteúdo dos Podcasts, mas ambas são bem fáceis. Uma delas é através de Smartphones e tablets. Basta fazer o download de um aplicativo indexador gratuito na Playstore. Existem inumeráveis aplicativos com essa função e os mais utilizados por ouvintes de podcasts costumam ser: Podcast Addict, Podcast Republic e o Pocket Cast. Encontre o de sua preferência.

No caso dos aparelhos iOS (iPhone e iPad) os aparelhos já possuem um aplicativo nativo para que os podcasts sejam consumidos, dispensando a necessidade de fazer download. Para acessar o conteúdo dos aplicativos, basta abrir e logo na página inicial irão aparecer inumeráveis canais que tratam de assuntos variados, indo desde gastronomia, história, turismo, religião, mercado profissional e até mesmo material de auto-ajuda.

O tema mais popular dentre os podcasts é a cultura pop e nerd. O Brasil mesmo conta com o “NerdCast” como maior podcast do país e também um dos maiores do mundo. O podcast é tão acessado que houve em novembro de 2019 uma comemoração pelo alcance da marca de um bilhão de downloads.

Se você nunca ouviu um podcast, busque conhecer esse formato de mídia. Independente dos seus gostos e preferências, temos certeza que encontrará algum canal de seu agrado.

Escrito por: Amauri Dantas.