O logotipo e sua importância

14
jun

O logotipo e sua importância

O logotipo da sua marca toca seu público da maneira que você quer? Ele representa a identidade da sua empresa de forma efetiva? Ele é útil na busca dos seus objetivos?

O logotipo nada mais é do que a cara de sua marca, a assinatura do seu negócio e isso o transforma em um material de divulgação que exige muito cuidado. É ele quem vai expor a personalidade de sua empresa para que seu público possa se identificar. Com o mercado concorrido que enfrentamos, um logotipo bem trabalhado fará com que você transmita qualidade e profissionalismo, enquanto um logo mal feito pode afastar clientes.

Pra que você possa entender a importância do logotipo, fizemos uma seleção de dicas e falhas pra que você possa trabalhar melhor a identidade visual da sua empresa, pra que a mesma te gere resultados positivos.

A identidade visual deve ser prioridade.
Para uma grande parcela de novas marcas, a falta de dinheiro em caixa acaba se tornando um motivo para adiar o trabalho com a identidade visual, naquela ideia de “investiremos nisso quando já tivermos conquistado alguns clientes”. Esta atitude pode trazer um grande problema, pois a falta de identidade visual atrapalhará a comunicação com muitos clientes em potencial, na maioria das vezes: Os afastando definitivamente. Ao abrir um negócio, é preciso saber procurar as formas mais práticas e efetivas de alcançar sucesso. Um bom logotipo pode auxiliar nessa tarefa trazendo credibilidade e autenticidade para a empresa. Ignorar a relevância de um logotipo pode te trazer problemas, como:

1. Confundir seus clientes
Se a sua empresa começa utilizando um logotipo e o mesmo é trocado pouco tempo depois, acaba passando uma impressão de instabilidade para o seu cliente. Mostrando que se trata de um outro negócio distinto ou que a empresa está sob nova direção.

2. Visual amador
Se a logomarca utilizada não foi desenvolvida por profissionais qualificados, a marca passa a dar a impressão de que não tem capacidade de entregar seus projetos com a excelência necessária, além de transparecer que a empresa não investe em si mesma, passando a sensação de desconfiança e describilidade.

3. Falta de preparo
Caso você não tenha ciência da importância do logotipo ou cuide da sua identidade visual sem profissionalismo e organização, acabará gerando desinteresse e confusão no seu cliente. Um exemplo simples: Ao colocar um logotipo no seu site e outro totalmente diferente na página de sua rede social, é criada uma crise de identidade para sua empresa. Invista em uma identidade visual única e trabalhe para que seu público lembre-se sempre dela.

Ao criar o seu logotipo, é necessário muito estudo e cuidado, evitando cometer falhas como o uso de tipografias que não entram em comunhão com a ideia da sua marca, pois as mesmas palavras com diferentes tipografias podem passar diferentes mensagens. Para você entender melhor, trocamos a fonte de alguns logotipos, para poder demonstrar a diferença no seu impacto visual. É fácil concordar que com a alteração da fonte, os logotipos em questão perdem toda a sua identidade, força e mensagem. Ficam mesmo irreconhecíveis.

4. Originalidade
Criar seu logotipo parecido com o de outra empresa de grande porte é outra falha cometida por muitos empreendedores. Isso além de confundir as pessoas, faz com que elas se lembrem mais da grande marca copiada ao invés da sua. Além de passar a imagem de “algo genérico” que não consegue manter a própria imagem por si só.

5. O profissionalismo é indispensável
A última falha e a que mais afeta empresas e marcas é a de contactar um amador pra fazer o trabalho de um profissional. Isso pode te dar uma economia momentânea, porém fará com que você precise investir dobrado futuramente pra criar algo novo e realmente efetivo pra que fique presente na mente de seus clientes.

Veja alguns exemplos de logotipos que deram errado:

Economizar é importante, porém, investir de maneira inteligente trará mais resultados para o seu negócio. Se aprimore e se destaque. Dê a sua marca a identidade visual que ela merece e precisa, caso contrário, sua empresa será lembrada apenas como um negócio amador e lhe trará poucos resultados e tenho certeza de que esse não é o seu propósito. Correto?

Escrito por: Amauri Dantas

Categorias:#Marketing#Noticia

Postado por Criar Digital em 14 de junho de 2019

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