O Instagram além da linha do tempo

Que as redes sociais se tornaram uma peça fundamental no marketing digital, todos já sabemos. Independente de qual seja o seguimento de uma empresa, ela deve estar presente nas redes sociais, assim como também deve manter um fluxo contínuo de conteúdo, buscando sempre a inovação, para assim, encantar seus consumidores, fortalecendo a relação entre cliente e empresa.

Dentre todas as ferramentas as quais vamos sendo apresentados através dos anos, uma das mais utilizadas e recomendadas é o Instagram.

Um dos motivos para isso é o fato desta rede social oferecer aos seus utilizadores a possibilidade de criação de um perfil comercial. Através disto as empresas conseguem alcançar um número maior de seguidores, além de conseguirem transmitir uma imagem mais profissional.

A rede possui diversas opções e ferramentas que auxiliam profissionais do marketing, como por exemplo a possibilidade de programar um conteúdo para que o mesmo seja postado em determinado momento futuro, dificultando a possibilidade de atrasos e de quebra de rotina que costuma afastar seguidores.

Uma das ferramentas que a rede proporciona é o “Stories” que permite o compartilhamento de textos, fotos, vídeos, além de outras opções como pesquisas e perguntas diretas aos seguidores. Os conteúdos ficam no ar durantes 24 horas e desaparecem após esse prazo, de forma muito parecida com o “Minha história” do Snapchat.

O “Instagram Stories” tem sido cada vez mais utilizado por empresas por oferecer a possibilidade de aproximação de seus clientes. Porém, muitas empresas acabam pecando ao usarem a ferramenta por fazerem posts que não conversam diretamente com seu público e que em muitas vezes, acabam não fazendo sentido.

Pensando na importância que essa ferramenta tem para o seu negócio, separamos seis dicas para te auxiliar na missão de produzir conteúdo atrativo e relevante para o seu público no “Instagram Stories”

– FAÇA PERGUNTAS E ENQUETES DIRETAS PARA O SEU PÚBLICO

As opções de perguntas e enquetes são bastante indicadas para aqueles que querem saber a opinião de seu público sobre alguma novidade, serviço ou produto. Com a “Enquete” você pode demonstrar algum material novo dando possibilidade ao seu seguidor de opinar e até mesmo aprovar e reprovar o mesmo com duas alternativas de resposta, sendo elas “Sim” ou “Não”. Após o público ter votado, o próprio “Instagram Stories” já demonstra qual foi a porcentagem de escolha de cada alternativa.

Já com a opção “Perguntas” o seu seguidor tem total liberdade de perguntar ou sugerir aquilo que quiser, sem a necessidade de alternativas. Depois que o seguidor envia a pergunta e a empresa responde, a resposta ficará exposta como uma nova postagem do “Instagram Stories” e poderá ser visualizada por outros seguidores que podem ter dúvidas semelhantes.

– DEMONSTRE OS BASTIDORES DA EMPRESA

O público costuma ser curioso, tendo sempre a vontade de conhecer os bastidores das empresas. Por isso é indicado que sejam feitas postagens demonstrando situações rotineiras da equipe de profissionais e até mesmo os processos que são necessários até que um trabalho seja concluído. Mostrar essas informações em tempo real gera interesse e engajamento dos consumidores.

– OFEREÇA PROMOÇÕES EXCLUSIVAS

A palavra “promoção” por si só já costuma atrair o público, quando falamos “promoção exclusiva” essa atração costuma ser ainda maior. Por isso apostar em promoções exclusivas para o público que acompanha a sua empresa através do “Instagram Stories” é algo fundamental. Muitas pessoas costumam acompanhar marcas e personalidades apenas por este canal, então oferecer a eles uma vantagem para que continuem engajados é mais do indicado.

– CRIE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PARA O INSTAGRAM STORIES

Evite o mais do mesmo. Se o seu cliente já segue a sua empresa no Instagram, logo ele verá em sua linha do tempo as postagens que sua marca costuma fazer. Caso o “Instagram Stories” receba apenas o mesmo conteúdo que a linha do tempo, o desinteresse será quase que instantâneo. Por isso é importante seguir uma linha diferenciada de postagem neste canal. Busque aplicar essa dica e perceberá como o número de visualizações passará a aumentar gradativamente.

– UTILIZE LINKS EXTERNOS

Depois que a empresa adquire o selo de autenticidade do Instagram, ele oferece a possibilidade de links no Stories para outros sites e plataformas. Esses links se tornam práticos pelo fato dos seguidores conseguirem acessá-los apenas arrastando a tela do aparelho para cima. Além de oferecer a opção de integração de diversas mídias ao mesmo tempo, essa alternativa faz com que as empresas deixem de ficar dependendo apenas do link na bio da rede para direcionar seus seguidores a outros locais da internet.

– FAÇA TRANSMISSÕES AO VIVO

Com as transmissões ao vivo, chamadas popularmente de “lives”, o Instagram oferece uma ótima oportunidade de conversação com o público em tempo real, pois enquanto você aparece ao vivo para os seus seguidores, eles têm a possibilidade de comentar e perguntar o que quiserem, fazendo com que a interação seja dinâmica. Para que sua audiência acompanhe essas transmissões, é fundamental que sejam feitos avisos e convites com antecedência, pois assim esse público irá se programar para assistir a sua transmissão.

Com essas dicas, esperamos que você passe a enxergar o “Instagram Stories” como uma ferramenta prática e indispensável, pois o mesmo oferece a possibilidade de criação de um laço forte com seu público alvo. Depois que a sua empresa passar a ter uma rotina de publicações, o público automaticamente passa a acompanhar este conteúdo diariamente.

Se a sua marca ainda não utiliza o “Instagram Stories”, é dada a hora de começar, caso contrário, você pode estar perdendo a chance de conquistar clientes e seguidores.

Escrito por: Amauri Dantas