Logotipo e o cuidado que ele exige

Todo negócio precisa desenvolver um logo com identidade visual forte para que venha a ser reconhecido pelo mercado e pelas pessoas, fazendo com que elas se engajem. Esse passo exige muito cuidado e é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas ainda assim, buscando facilidades, muitos empreendedores pecam com suas marcas buscando algo que simplesmente pareça uma “arte bonita” ou deixando de dar continuidade ao trabalho de marketing, obstruindo a construção de identidade visual e desvalorizando a marca e o negócio em si.

O logo que representará um negócio, nunca poderá ser composto “apenas” por uma arte bonita. Ele deve representar os ideais da empresa, seu posicionamento, produtos, serviços, diferenciais e até mesmo o gosto de seu público alvo que muitas vezes é composto por pessoas de nichos totalmente variados.

Citando esses exemplos da missão de um logo, fica ainda mais clara a importância do cuidado a ser tomado na hora de escolher a arte e que representará o seu negócio.

Para que o acerto na escolha seja mais preciso, é importante que pense no seu negócio e faça para si mesmo algumas perguntas como;

– Qual é a real missão do seu negócio?

– Por qual razão ele existe?

– Quais são os serviços e produtos que ele oferece?

– Seu negócio possui algum diferencial diante dos concorrentes?

Responder essas perguntas a si mesmo já é um grande passo, pois sintetizando todas essas informações sobre o negócio, a construção do logo ganha um norte e se desenvolve com mais praticidade, pois todas elas devem estar implícitas na arte.

Depois de saber a mensagem que seu negócio irá passar com o logo, é chegada a hora da criação. Na criação as informações devem seguir uma hierarquia, tanto com as peculiaridades da empresa, quanto com as cores, formas, desenhos e tipografia.

Seguindo esse passo, não apenas o logo irá se desenvolver, mas a identidade visual do negócio num todo. É importante ressaltar que depois de criada, a identidade visual deve ser trabalhada continuamente, seguindo a hierarquia de informações para que as pessoas memorizem e possam reconhecer seu negócio pela simples menção a alguma cor ou pela embalagem de um produto por exemplo.

Muitos empreendedores investem na construção de um logo forte com identidade visual bem trabalhada, porém, deixam de dar continuidade no trabalho de marketing e não seguem a hierarquia de informações em suas peças gráficas.

Essa ação confunde o público e passa uma imagem de amadorismo. Citando um exemplo: Um negócio que tem em sua logo as cores roxo e laranja e costuma respeitar a hierarquia de informações da identidade visual, irá quebrar totalmente a identidade visual do negócio caso faça uma peça gráfica com um fundo rosa fugindo do padrão que havia estabelecido. Essa atitude quebra a identidade visual do negócio.

O logo exigirá cuidado antes e após a sua criação e esse cuidado é importantíssimo, pois nesta arte o seu público precisa enxergar um resumo do que o seu negócio representa. A continuidade também é primordial para que as pessoas venham a similar seus produtos, serviços e conteúdos com mais facilidade.

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Escrito por: Amauri Dantas