Identidade Visual: a importância de seguir as normas do processo de criação e planejamento de marketing.

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out

Quando criamos a identidade visual de uma empresa, estamos resumindo todo o trajeto ideal da marca. A identidade visual deve representar tudo aquilo que a empresa oferece, como oferece e também a personalidade de empreendimento da mesma. É por esse motivo que alguns logotipos ou até combinações de cores que as marcas utilizam em sua identidade visual costumam ser tão memoráveis, chegando a ficar intrínsecos em nossas mentes.

A importância da criação de uma identidade visual de qualidade e impactante ao público é indiscutível. As pessoas sempre vão assimilar determinada marca pelo formato de embalagem, cores, padrões em suas identidades visuais, logotipos, etc.

Por isso, fazer com que a sua empresa seja reconhecida através da logo ou até mesmo de um determinado conjunto de cores é um trabalho que exige em sequência cinco fatores em seu processo: estudo, criatividade, esforço, programação e continuidade.

Todos esses passos e fatores precisam estar somados para que o planejamento de criação nos traga resultados positivos e segui-los é muito importante. Muitas marcas acabam falhando por acharem que podem atingir seus objetivos pulando alguma dessas etapas de processo ou até mesmo as burlando e por essa falta de visão a longo prazo, acabam tendendo a ter mais prejuízos que lucros por não seguirem os processos de forma ideal.

Pra não cair nessa armadilha, é importante se atentar. É muito comum que tenhamos pressa em apresentar um material novo ou até mesmo um novo logotipo quando estamos trabalhando em novos designs e layouts de nossos produtos. O mais indicado nesses casos é seguir o planejamento para que nossas visualizações e lucros venham a ser crescentes.

Pra que você entenda como é importante seguir e trabalhar em conjunto com esses cinco fatores, iremos falar deles em ordem com suas funções e objetivos;

ESTUDO – O estudo é importante porque além do designer-gráfico precisar estudar a sua empresa, os serviços que oferece e como oferece, ele também precisa saber da história da mesma, o ano em que começou, qual é o seu público alvo e a melhor forma de atingir esse público. Além de precisar de todo esse conhecimento, ele ainda precisa ter o estudo teórico e a experiência prática de criação, conhecimento sobre funções e efeitos de cores, formatos, fontes, etc.

Como foi dito no início da matéria, a identidade visual tem que resumir a sua empresa da forma mais eficaz possível. Para isso, o estudo é mais do que necessário, ele é obrigatório.

CRIATIVIDADE – A criatividade é importante pra que além de notável, a identidade visual se torne chamativa, impactante. Não tem como resumir uma empresa em uma imagem sem criatividade. Para que o processo criativo seja efetivo e funcional ele precisa seguir processos e esses processos precisam de tempo e é a partir desse tempo que entramos no próximo fator.

ESFORÇO – As boas ideias não caem de árvores e todos sabemos disso. Para que cheguemos a uma ideia funcional que agrade tanto a empresa quanto o seu público alvo, muitas vezes passamos por dezenas de outras idéias que se tornam apenas rascunhos. Por isso além de estudo e criatividade, o processo de criação de identidade visual exige esforço e tempo com muito foco. Muitas vezes a pressa acaba afetando o esforço. Evite isso e é quase certo que os resultados serão mais positivos.

PROGRAMAÇÃO – Depois que a identidade visual foi criada, a programação entra em ação. Não basta criar uma logo e abraçar uma identidade visual e achar que assim o público irá até a sua empresa. É preciso que a partir do estudo da empresa e de seu público alvo, seja feita uma programação de marketing para que primeiro, as pessoas conheçam seus serviços e se interessem por eles, para que depois a sua marca se torne presente na vida delas para engajá-las, fazendo com que elas palpitem, participem, indiquem.

Todo o processo de marketing e criação de identidade visual pede muita programação, desde o início da criação até o momento em que passamos a trabalhá-los diante do público. É sempre importante mensurar que o público costuma se adaptar a programação de postagens, sejam de empresas ou até mesmo de páginas e canais. Se uma marca postou determinado conteúdo na terça-feira, a pessoa que visualizou inconscientemente espera que uma próxima postagem virá na terça da semana seguinte no mesmo horário, caso isso não ocorra, as pessoas acabam se dispersando facilmente pela falta de programação e continuidade que por sinal é o próximo fator.

CONTINUIDADE – As pessoas já conhecem sua empresa e reconhecem facilmente sua logo junto de todo o conjunto que criam a sua identidade visual, o que é preciso fazer após isso? Dar continuidade a todo o trabalho de marketing. Da mesma forma que nos esforçamos para atrair as pessoas, também devemos nos esforçar pra continuarmos presentes na vida delas, fazendo com que elas continuem atraídas, caminhando conosco e nunca nos esqueçam.

Muitas marcas perdem inumeráveis clientes por deixarem de dar continuidade ao planejamento e trabalho de marketing. Em muitos casos, os próprios clientes pensam que a empresa não está mais no mercado por sentirem que sua publicidade anda parada.

Lembre-se da importância desses cinco fatores para uma identidade visual funcional, trabalhe em conjunto com o passo a passo de todo o processo de criação e planejamento marketing para que seu público seja atingido de maneira efetiva. Não perca possíveis clientes e nem deixe que os antigos se esqueçam de sua marca. Dê continuidade ao trabalho de marketing, afinal de contas: Quem não é visto, não é lembrado.

No próximo conteúdo iremos falar sobre inovação. Empresas que mudaram sua identidade visual, o melhor momento de mudar a sua e a melhor forma de executar essa inovação. Continue conosco e até lá!

Escrito por: Amauri Dantas.

Categorias:#Digital#Marketing#Negócios#Noticia

Postado por Criar Digital em 16 de outubro de 2019

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