Dicas para quem quer começar um negócio

18
nov

A cada dia o número de pessoas que planejam buscar a sua independência abrindo o seu próprio negócio aumenta e isso não é de hoje, mas nos últimos tempos esse aumento tem sido bastante significativo. Isso ocorre por uma infinidade de motivos que vão além do desejo de independência, como a dificuldade em conquistar uma vaga de emprego que realmente dê prazer ao colaborador, insatisfação com o emprego atual ou com a remuneração, mudanças em leis trabalhistas e em regras de previdência, busca de aumento de qualidade de vida, sede de mudança, etc.

Se você é uma dessas pessoas que pretende abrir o próprio negócio, não se sinta desencorajado por mais difícil que o trajeto pareça ou seja. Faça de cada dificuldade uma oportunidade de procurar e achar uma solução e lembre-se: Para alcançar seus objetivos será necessário que você saia da zona de conforto e corra riscos. É muito pouco provável que um alpinista chegue ao topo de uma montanha sem ter nenhum arranhão. É preciso ressaltar que nem tudo são dificuldades, abrir um negócio próprio nos oferece muitas vantagens como a liberdade de gestão, para que nossa marca tenha a nossa cara e a cara de nosso público.

Para que você fique ainda mais motivado, separamos uma lista com sete dicas importantes para que você siga ao abrir um negócio;

1 – IDENTIFIQUE UM SEGMENTO QUE TE AGRADE

Identificar o setor em que irá abrir o seu negócio é muito importante antes de empreender. Analise se o mercado que irá atingir combina com o seu perfil e se realmente te agrada, isso é realmente muito importante. Ao abrir um negócio, é preciso que seja algo que te toque e que te traga prazer para que você possa passar isso para os clientes e colaboradores. Isso fortalece laços e ajuda a construir a identidade e o posicionamento do seu negócio.

2 – SEJA CRITERIOSO AO ESCOLHER OS SEUS SÓCIOS

Quando estamos começando um negócio é mais que normal que procuremos entes queridos para que possam colaborar com nossa causa e fazer uma sociedade. É importante que você seja criterioso e saiba bem que sócio escolher, o papel de cada sócio, como dividir as participações e se o pretendente realmente tem um perfil que se enquadra com o negócio. Ao fazer essa escolha, procure ter a certeza que foi a pessoa ideal, isso poderá te evitar muitas dores de cabeça.

3.TENHA PLANOS E METAS

Para que os seus objetivos sejam alcançados, é preciso ter um planejamento com metas definidas. Quando definimos nossas metas e objetivos conseguimos identificar caminhos, recursos, dinheiro e tempo que precisaremos para alcançar aquilo que queremos. Essa organização é essencial.

4 – VOCÊ PRECISARÁ DE AJUDA

Um barco com um único homem pode até chegar longe, porém um barco com dois homens sempre chegará mais. Muitos microempresários têm o costume de tentar fazer tudo sozinhos e por isso acabam entrando em atraso com seus objetivos. Para que seu negócio obtenha sucesso é preciso delegar funções e depositar confiança em seus colaboradores, independente do tamanho ou tipo de negócio. Ao deixar de fazer isso, o empreendedor acaba tendo que cuidar das tarefas operacionais com frequência, utilizando de um tempo que poderia ser dedicado a outras atividades que colaboram com o crescimento da empresa.

5 – O CLIENTE É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA EMPRESA

Conhecer o seu público alvo é um dos pontos primordiais para o crescimento de sua empresa. O que o atrai, como ele pensa e no que pensa, como enxerga sua empresa e se ele indicaria seu negócio a um próximo são questões que precisam ser respondidas. Além de conhecê-lo bem, é preciso que ele se sinta a pessoa mais importante e bem tratada da empresa e não deixa de ser, porque por mais que o empreendedor se esforce, quem mantém um negócio são os clientes.

6 – SEJA AGRADÁVEL COM SEUS COLABORADORES

Além dos clientes, os colaboradores também precisam se sentir importantes e valorizados dentro de um negócio. Procure ser empático, os influencie a melhorar os pontos que devem ser melhorados, mas não deixe de demonstrar que valoriza seus acertos. Um funcionário que se sente confortável e bem tratado em seu ambiente de trabalho passa a vestir a camisa da empresa e a defender os objetivos da mesma. Procure motivar as pessoas ao redor, isso com certeza te trará a imagem de bom dono, bom chefe e ajudará seu negócio a crescer.

7 – INVISTA NO PLANEJAMENTO DO MARKETING DO NEGÓCIO

O marketing é essencial ao abrir um negócio. A partir dele construímos a identidade visual da marca, trabalhamos em seu posicionamento, buscamos seu público ideal e as melhores formas de atingir esse público. O marketing está em tudo. Se você parar e olhar a sua volta, com certeza irá perceber “o marketing” em algum lugar, logo a sua empresa não pode ficar pra trás.

Com um bom marketing a sua empresa entra na vida do seu público e esse público automaticamente irá buscar os seus serviços. Um restaurante pode ter um cardápio e um atendimento excelente, porém, sem o marketing as pessoas não saberão disso, logo seus pratos não serão vendidos. Então não deixe de trabalhar no seu planejamento de marketing e faça sua empresa crescer.

Com essas dicas desejamos que você fique mais motivado e preparado para começar sua empreitada no mundo dos negócios. Ressaltamos que o primeiro passo é o mais importante, então independente das dificuldades: Comece já.

Para começar a trabalhar no planejamento de marketing de seu negócio, entre em contato conosco e obtenha um serviço de qualidade excelente, afinal de contas o nosso foco são os seus resultados!

Escrito por: Amauri Dantas

Categorias:#Empreendedorismo#Noticia

Postado por Criar Digital em 18 de novembro de 2019

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