Dica de Leitura: Abílio Determinado, Ambicioso, Polêmico

Uma grande verdade sobre o mundo dos negócios, é que todos querem crescer com aquilo que fazem. Mesmo aqueles que optam por pequenos negócios e dizem não ter grandes ambições, são recheados da vontade de se destacarem e atraírem um público maior com aquilo que oferecem. Desconfie (e muito) quando ouvir o contrário.

E é fato que todo aquele que quer se tornar um grande empreendedor, deve se inspirar e buscar saber mais sobre grandes empreendedores, pois assim é possível identificar padrões, além de também determinar hábitos e habilidades que devem ser desenvolvidos.

Um grande empreendedor ao qual todos podemos usar como inspiração, é o muito conhecido Abílio Diniz que conseguiu grande destaque dentro e fora do país graças às suas participações com os grupos Pão de Açúcar, BRF e Carrefour, dentre outros negócios. Abílio Diniz chegou a ser um dos poucos brasileiros na lista de bilionários da revista Forbes e é o tema da Dica de Leitura da vez, através da biografia “Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico” de Cristiane Correa.

Cristiane Correa, autora da biografia, já é muito conhecida no meio empresarial, pois além de escritora, é jornalista e palestrante especializada em negócios e gestão. Além da biografia de Abílio, também é autora dos importantíssimos “Vicente Falconi – O que importa é resultado” e “Sonho Grande”, que junto de “Abílio” somam mais de 600 mil exemplares vendidos.

A biografia de Abílio Diniz conta com 272 páginas, divididas em 20 capítulos que contam a história do mesmo, desde a formação do Grupo Pão de Açúcar até 2015, quando foi lançado. A obra possui uma narrativa muito prática e gostosa e além disso, traz grandes dicas e ensinamentos baseadas em dificuldades e embates que o empreendedor precisou enfrentar para alcançar o patamar onde se encontra hoje em dia.

Para te animar ainda mais a viajar nas páginas deste delicioso livro, separamos aqui três ensinamentos que ele nos trás e que você pode começar a aplicar nos seus negócios.

1 – ESTUDE O MERCADO E O SETOR;
No livro vemos que Abílio se formou em administração de empresas e possuía vontade de trabalhar no exterior e acabou ficando no Brasil, graças ao pai que o estimulou com a oportunidade de ter o seu próprio supermercado. Á partir disso, Abílio usou os conhecimentos que tinha e passou a estudar o mercado, setores, os clientes e aquilo que os atraía. Mesmo após a sua consolidação como grande empreendedor, Abílio nunca perdeu esse hábito.

2 – NÃO TENHA MEDO DE COPIAR AQUILO QUE DÁ RESULTADOS;
Quando administramos um negócio, é muito importante que criemos uma identidade original para o mesmo, seja na questão de identidade visual, no atendimento ou até mesmo nos produtos e serviços. Porém, a biografia de Abílio nos mostra uma outra face dos negócios que é ignorada por muitos: O hábito de copiar aquilo que dá certo.

Como dito no tópico acima, Abílio nunca deixou de estudar os mercados varejistas do Brasil e do exterior e tudo aquilo que ele via que gerava resultados, incluía no Grupo Pão de Açúcar sem o menor pudor. Embora muitos evitem essa atitude, a história de Abílio Diniz mostra o quanto o Grupo Pão de Açúcar cresceu, chegando até mesmo a abrir lojas no exterior, em países como Portugal e Angola por manter esse hábito de copiar tudo aquilo que dava resultados. Essa hábito dele, nos deixa claro o quão importante é a inspiração em outros negócios, seja em grandes empreendedores ou até mesmo na concorrência.

3 – NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR;
Conforme viajamos nas páginas da biografia, vemos quantos embates Abílio Diniz enfrentou, tanto com familiares, quanto com sócios que pensavam de forma diferente dele. Um dos casos mais marcantes é o embate entre ele e o empresário francês Jean Charles Naouri (Diretor-presidente e controlador do Grupo Casino) que, após comprar uma porcentagem do Grupo Pão de Açúcar, não queria se submeter a dívidas para aumentar investimentos da rede. Abílio manteve sua posição contrária e sempre manteve o hábito de arriscar, mesmo com o risco de grandes perdas. Essa postura fez com que o empreendedor se envolvesse com outras empresas e as fizesse crescer de formas absurdas, graças a sua coragem de correr riscos.

4 – EM CASO DE PERDAS, TRABALHE DURO E RECUPERE AQUILO QUE FOI PERDIDO.
A trajetória de Abílio não foi feita apenas por vitórias, no decorrer de sua história emblemática vemos que em determinados momentos o empreendedor teve grandes perdas, mas não buscou outra forma de lidar com elas, além do trabalho duro. A partir desses momentos da biografia, fica claro o quanto ele aprendia com cada perda e como ele usava esse aprendizado para que tais eventualidades não ocorressem novamente.

Sabendo que algumas dificuldades poderiam voltar a surgir, Abílio sempre se prontificou a ponto de estar dois passos à frente dos possíveis problemas que poderiam surgir. Esse ato o transformou em mais do que um grande empreendedor, mas também, um visionário.

Para saber mais sobre essa trajetória de sucesso, busque o seu exemplar de “Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”. Além dos aprendizados e da narrativa que nos prende, as páginas também possuem histórias pessoais que poderiam até mesmo ser contadas num filme de ação, como uma ocasião trágica em 1989 quando o empreendedor foi sequestrado e mantido em cativeiro durante dias.

A biografia desse grande ícone do empreendedorismo brasileiro pode ser encontrada nas lojas da rede Saraiva e nas melhores livrarias do Brasil. Não perca tempo, busque começar essa leitura o mais depressa possível. Garantimos uma leitura satisfatória e cheia de ensinamentos.

Escrito por: Amauri Dantas