Dica de cinema – Joy: O nome do sucesso

“Esse é um filme sobre mulheres desbravadoras. Especialmente uma.”

A frase dita acima é a primeira a ser escutada no filme “Joy: O Nome do Sucesso” (apenas “Joy” no original) que além de ser fundamental para todo inventor e empreendedor do mundo, também é a nossa Dica de Cinema da vez.

A obra é uma cinebiografia que conta a história real de Joy Mangano, empreendedora, inventora estadunidense de destaque que fez sua história ser tão notável ao ponto de virar filme. Além de Joy Mangano ter atingido posições de destaque como inventora e empreendedora, atualmente ela é presidente da gigante “Ingenious Designs”.

O filme que retrata a história de Joy foi lançado em 2015 e conta com roteiro e direção de David O. Russell, conhecido por seus trabalhos em filmes como “Trapaça” (2013), “O Lado Bom Da Vida” (2012), “Três Reis” (1999), dentre outros sucessos. A obra além de contar uma história real, ainda é emocionante, inspiradora e possui fotografia e trilhas sonoras magníficas que nos prendem diante da tela.

A história se passa no início dos anos noventa, e mostra como é difícil a vida de Joy (interpretada por Jennifer Lawrence), uma mãe divorciada que trabalha como funcionária de reservas para a “Eastern Airlines”, enquanto cria dois filhos e convive na mesma casa com a mãe, avó e o ex-marido.

Em determinados momentos o longa mostra a infância de Joy e como ela sempre foi criativa, tendo uma visão engenhosa sobre as coisas. Ao bater o olho em um material bruto como uma folha de papel por exemplo, ela já consegue visualizar todo o processo até a finalização de uma nova obra. Mas mesmo com uma criatividade tão aflorada, Joy era constantemente desmotivada pela mãe e por outras pessoas próximas que não enxergavam o dom que a protagonista tinha, fazendo com que ela se esforçasse para que seu lado criativo não morresse.

Em determinado momento da história, Joy faz uma invenção inovadora e começa a querer trabalhar nela por acreditar que ali estava uma chance de facilitar a vida das pessoas e até mesmo mudar a sua. Trata-se de um esfregão especial que facilita e muito a vida de quem realiza limpezas domésticas.
A partir do momento que ela tem a invenção em mãos, passa a se empenhar e se dedicar a apresentar a mesma as pessoas e também a conseguir investidores para poder alcançar os objetivos que almeja.

Para demonstrar o quão importante esse filme é para todos os empreendedores, fizemos uma lista com cinco ensinamentos que ele passa (sem spoillers) que são fundamentais em nossos negócios.

ENSINAMENTO NÚMERO 1
DEIXE A SUA CRIATIVIDADE SER UMA FORÇA PARA GERAR NOVAS IDÉIAS.

Muitos empreendedores acabam indo contra as suas próprias idéias por não acreditarem que as mesmas trarão os resultados esperados e por isso, acabam seguindo “ações padronizadas” que já são tomadas por outras empresas. No filme, Joy acredita tanto em sua criatividade e no que ela pode te gerar, que acaba fazendo com que ela se torne uma força interior, como uma infinita ponte de idéias. Treine sua criatividade e tenha coragem de colocar as suas idéias inovadoras em prática.

ENSINAMENTO NÚMERO 2
CONHEÇA BEM O PRODUTO QUE VOCÊ QUER VENDER.

Antes de atingir o tão almejado sucesso, Joy acaba passando por uma porção de fracassos. Em um determinado caso no desenrolar da história, um vendedor tenta oferecer a sua invenção as pessoas, porém, a sua apresentação deixa a desejar. É a partir daí que Joy percebe que a pessoa que mais conhece o seu produto, é ela mesma e começa a tomar frente das apresentações dos produtos. Essa ação que gera resultados, já que ela além de ser a inventora, Joy também sabe a forma correta de utilização, como funciona o sistema de absorção, quantos fios de algodão o aparelho tem, as vantagens que ele oferece diante dos produtos dos concorrentes, o quanto ele custa e porque tem esse preço.

Com essa atitude, Joy consegue vendas para o seu público final, além de conseguir também investidores interessados em popularizar a sua invenção.

ENSINAMENTO NÚMERO 3
O RISCO DO MARKETING EXAGERADO

Quando a empreendedora começa a apresentar o seu produto aos investidores interessados, a mesma ainda não havia treinado toda a sua apresentação e contra-argumentações, além de não ter em mãos um protótipo para que pudesse demonstrar de maneira prática como o produto iria funcionar e para compensar essa falha, ela utiliza o “marketing exagerado”, o que faz com que os investidores percam o interesse.

A partir do momento em que ela comete a falha, a primeira atitude que ela toma é aceitar o erro e analisar o que pode aprender com aquilo. Á partir daí ela decora um discurso detalhado sobre a invenção e começa a pensar nas melhores formas de apresentação, como as pessoas irão reagir e como ela deve responder a essas reações. Além disso, ela começa a levar nas apresentações um protótipo da invenção por enxergar que melhor que a teoria, só a prática.

ENSINAMENTO NÚMERO 4
FRASES DE EFEITO PODEM SER MUITO TRAIÇOEIRAS.

Durante a jornada de Joy, ela ouve de várias pessoas ao redor frases genéricas como “As coisas não são fáceis” ou “Os negócios são mesmo desse jeito”. Joy demonstra que essas frases feitas não agregam em nada e começa as evitar e então, passa a se dedicar ainda mais. A lição retirada disso é que nenhuma frase de efeito vai ter o mesmo efeito de um trabalho bem feito.

ENSINAMENTO NÚMERO 5
NEGÓCIOS SÃO INJUSTOS.

O filme não mostra apenas os sucessos de Joy, mas também os seus fracassos e vezes em que ela quebra, e não são poucas. A partir disso Joy aprende que os negócios são injustos e que o esforço e o sucesso nem sempre tem uma relação direta. Isso quer dizer que por mais que você mereça, não é sempre que a vitória virá até você. Por mais que você tenha um plano de negócios com projeção de vendas, é possível que as coisas não acabem bem. O lucro tem um lado oculto que é a possibilidade de prejuízo e nem mesmo o maior investidor do mundo alcançou o sucesso sem antes ter passado pelo fracasso. Com esse ensinamento Joy se planeja, organiza e passa a correr atrás de todos os seus objetivos com muito mais vontade. E você, o que faz ao perceber que os negócios são injustos?

O filme “Joy: O Nome Do Sucesso” conta com roteiro e elenco grandiosos e rendeu a Jennifer Lawrence um “Globo de Ouro de Melhor Atriz em comédia ou musical” e uma indicação ao Óscar de melhor atriz.

O longa está disponível para locação no Google Play Movies e no YouTube.

Escrito por: Amauri Dantas