As cinco maiores tendências do marketing digital para 2020

O ano já está acabando, logo, devemos começar a pensar: Quais serão as tendências do marketing digital para 2020?

Saber essa resposta é fundamental para quem trabalha com marketing digital e também para todo e qualquer empreendedor, pois o marketing digital cria uma ponte entre marca e consumidor.

Para que você termine o ano já tendo em mente as ações que deverão ser tomadas para que o seu negócio se destaque da concorrência no ano que vem, trouxemos uma lista das tendências do marketing digital para 2020:

TRABALHO COM MARKETING DE CONTEÚDO
Focar no marketing de conteúdo é uma ótima estratégia nesse momento em que vivemos. Com o marketing de conteúdo é possível alcançar grandes resultados a longo prazo, contanto que o conteúdo seja relevante para seu público alvo e seja produzido com excelência e assertividade. Gerar conteúdo constantemente é primordial para que o público alvo se engaje e fique ligado a sua marca ao invés de apenas adquirir seus produtos e serviços.
Vale lembrar que com o marketing de conteúdo os resultados não aparecerão imediatamente, pois o público precisará assimilar esse conteúdo pra só depois criar interesse, com a continuidade do trabalho, criamos o engajamento e passamos a fazer parte da rotina desse público. Criar um calendário para o ano que está por vir com uma relação listada das datas comemorativas e feriados importantes também é primordial, pois assim sua marca sempre estará um passo a frente, podendo preparar conteúdo relevante para seus seguidores com antecedência, saindo na frente da concorrência.

PESQUISAS POR VOZ
A cada dia que se passa as pesquisas por voz vêm se tornando mais populares, principalmente com o “Google Home”. Já é normal ver pessoas buscando respostas para suas questões simplesmente dizendo “Ok Google” ao invés de entrarem na página do navegador e digitando o que buscam.
Nos Estados Unidos essa função já está mais disseminada entre as pessoas. Por lá já é normal por exemplo pedir flores utilizando apenas sistemas de interface por voz. A rede de pizzarias “Domino’s Pizza” em 2019 vendeu milhões utilizando esses sistemas. O cliente escolhe o sabor da pizza e coloca seu endereço, dados do cartão e a entrega é feita em trinta minutos sem que o cliente precise ficar navegando em algum aplicativo e sem precisar falar com um atendente.
Embora no Brasil esse sistema ainda não esteja completamente estabelecido, já temos empresas que vem trabalhando por aqui com esses sistemas, como Alexa do Amazon Echo e o Google Home que é o que mais ganha destaque aqui dentro já que o sistema Android é quase dominante no nosso país.
É preciso otimizar nosso conteúdo para que possamos embarcar nessa nova fase, para isso é importante pensar no que os seus clientes procuram, assim será mais fácil automatizar atendimentos e ações de usuários quando os bots desses sistemas se tornarem mais acessíveis.

CARTÃO INTERATIVO DIGITAL
O cartão de visita impresso comum não foi e não será dispensado tão cedo, pois ainda se faz muito útil e presente no dia a dia quando precisamos deixar um meio de contato pessoalmente. Porém, em 2019 tivemos a popularização do cartão interativo digital que complementa as estratégias de marketing por se tratar de uma ferramenta que pode levar o seu cliente a inumeráveis links e conteúdos com apenas um toque. Se em 2019 o uso do cartão interativo digital já foi notável, a tendência é que em 2020 ele se torne ainda mais popular pelas facilidades que oferece.
Investir num cartão interativo digital é muito importante para que você possa alcançar o público que não vê pessoalmente. Além de oferecer um leque de possibilidades, o cartão interativo digital também passa uma forte impressão de profissionalismo que você precisa ter, além de colaborar com a sustentabilidade.

PODCASTS
Os Podcasts não são novidade para ninguém, porém, estão sendo cada vez mais acessados e valorizados.Tanto que até mesmo as plataformas de Streaming que até pouco tempo só divulgavam músicas, estão dando muito destaque pra essa modalidade de áudio que costuma ter conteúdos específicos direcionados para um público alvo, o que faz com que se torne funcional e cada vez mais popular.
Isso se explica porque com o podcast oferecemos informação e conteúdo sem pedir nada em troca, numa era onde as pessoas estão com pouco tempo e cercadas de informações por todos os lados. Com o Podcast quebramos barreiras, pois as pessoas podem escutá-los enquanto fazem outras funções ao mesmo tempo.
Assim como os conteúdos que devemos gerar constantemente, o podcast nos traz um crescimento orgânico e por isso se faz cada vez mais importante. Se você quer que seu conteúdo tenha mais acessos e engaje pessoas, não espere mais: Pesquise os conteúdos que interessam para o seu público e comece um podcast já.

HUMANIZAÇÃO DO MARKETING, E-MAIL E ATENDIMENTO
Os atendimentos automatizados estão se popularizando, mas ainda assim, não podemos deixar o atendimento humano/pessoal de lado. Quando fazemos algum conteúdo de marketing ou e-mail, é preciso que pensemos no indivíduo que vai receber aquilo e em como ele vai ser tocado. Mesmo que a ideia seja atingir uma massa grande de pessoas, fazer com que o conteúdo pareça o mais pessoal possível é importantíssimo.
Busque falar com seu público num todo como se fosse um único cliente antigo pelo qual você tem grande apreço. Essa ação com certeza fará com que seu público alvo se sinta mais bem tratado. Isso também se aplica no atendimento, seja na era da internet ou até mesmo do telefone: As pessoas gostam de lidar “com pessoas” que demonstram emoção, empatia e ética.

Torcemos pra que essa lista te deixe mais motivado e encorajado para começar o ano que está por vir com ações que irão alavancar os seus negócios colocando a sua marca em uma posição de destaque diante dos seus clientes.

Desejamos a você e a todos que nos acompanham um 2020 próspero e recheado de conquistas! 🙂

Escrito por: Amauri Dantas